Agricultura produtiva e cuidado com o meio ambiente podem caminhar em perfeita harmonia. Essa foi a mensagem que a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) buscou deixar ao público da segunda edição da Pantanal Tech, evento organizado pela UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana.
Para tanto, os extensionistas que se revezaram no estande da autarquia falaram ao público sobre os benefícios do programa Agroflorestar MS. A iniciativa foi criada pela Cooperapoms juntamente com a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e o Rabobank, permitindo o pagamento de créditos de carbono aos participantes.
A Agraer é parceira desta ação. Presente em todos os municípios do Estado, o órgão cadastra os pequenos produtores, elabora projetos e fornece assistência técnica no plantio dos sistemas agroflorestais.
Quem visitou o estande e parou para saber mais a respeito do tema conversou com os técnicos Lidiane Vieira e Eduardo Barreto. Por meio de uma maquete de um caso de sucesso real, eles explicaram como funciona o sistema, o que o programa oferece, as condições de pagamento e os requisitos para participação.
“Nosso principal objetivo foi mostrar a relevância da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) para os agricultores familiares que desejam desenvolver suas propriedades. Isso é feito por meio do aumento da produção agropecuária e geração de renda através da adoção de tecnologias, sempre com ênfase na importância da produção responsável, priorizando a sustentabilidade e a preservação ambiental”, explica a coordenadora do escritório da Agraer em Aquidauana, Simone Corrêa.
Ao público, foram distribuídos duas mil mudas de hortaliças, revelando a quantidade de pessoas que passaram pelo espaço da Agência no estande do Governo de Mato Grosso do Sul. Entre eles estavam 150 agricultores familiares mobilizados pelos extensionistas para prestigiar a feira.
“Foi uma honra ter participado pelo segundo ano consecutivo da Pantanal Tech, um evento que a cada nova edição se consolida ainda mais”, disse o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.
O evento – A Pantanal Tech MS é um evento referência que impulsiona as atividades econômicas na região do Pantanal, sempre fundamentado na sustentabilidade e na inovação. Realizado em Aquidauana (MS), na Fazenda da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com o deslumbrante Morro do Paxixi como cenário, o evento reúne os diversos protagonistas da economia pantaneira para compartilhar experiências, promover o intercâmbio de conhecimento e fomentar o diálogo na busca por soluções para os desafios ambientais, econômicos e sociais da região.
Entre os temas abordados estão a agropecuária sustentável, o ecoturismo, a economia criativa, os serviços ambientais, além da cultura e da educação. O Pantanal Tech MS propõe a implementação de práticas inovadoras e sustentáveis, valorizando as tecnologias já existentes e explorando os vastos potenciais deste bioma para o desenvolvimento de novos produtos e serviços que garantam a geração de renda e a preservação dos recursos naturais.
Texto: Ricardo Campos Jr., Agraer
Fotos: Aline Lira (Agraer Campo Grande) e Olcy Guilherme (Agraer de Anastácio)