Organizada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e Sindicato Rural de Dourados, o III Seminário da Agricultura Familiar reuniu produtores, extensionistas e pesquisadores para integração e troca de conhecimentos. O evento foi realizado na última sexta-feira (12) durante a 57ª Expoagro.
“Trata-se de uma tentativa de nos aproximarmos do pequeno produtor trabalhando alternativas agroecológicas que têm resultados positivos conhecidos. Dessa forma, cada um tem a oportunidade de conhecer o que têm sido feito na linha de produção de alimentos de qualidade respeitando o meio ambiente”, explica Eneida Vasconcelos, coordenadora do escritório municipal da Agraer em Dourados.
A abertura do evento foi realizada pelo coordenador regional da Agraer em Dourados, Flávio de Oliveira Ferreira. Em seguida, o engenheiro agrônomo André Luiz Moreira, extensionista do órgão, falou sobre Projeto Goiaba Orgânica.
O projeto conta com adubação orgânica, controle de pragas com caldas naturais e uso de barreira natural contra agentes externos feita com BRS Capiaçu.
Na sequência, o biólogo doutor em Entomologia e Conservação da Biodiversidade Isaias de Oliveira, pesquisador da Agraer, falou sobre controle biológico de pragas da goiabeira contra triozídeos, moscas-das-frutas e o gorgulho.
O secretário executivo de Agricultura Familiar da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Humberto de Mello, falou sobre políticas públicas da Agricultura Familiar e houve debate sobre potencialidade do sistema orgânico na produção de soja, com Maicon Reginatto, coordenador de campo da Gebana.
“Dessa forma, trabalhamos para que o agricultor tenha uma vida melhor e menos problemas nas propriedades. Trazendo informações sobre políticas públicas, agentes financeiros queremos que todos tenham direito a uma alimentação saudável”, completa Eneida.
O evento contou com a participação Ederson Cláudio Negri, superintendente da Caixa Econômica Federal; Antônio Paulo Ribeiro, da Coperapoms (Cooperativa de Produção e Comercialização da Rede dos Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul); Ademar Roque Zanata, secretário da Agricultura Familiar em Dourados; Cleyton Marcelino, presidente da Associação do Guassuzinho; Lourdes de Castro, representante do Quilombo Picadinha; Eder Pereira, coordenador da fazenda da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados); Rosalino Vicente Ribeiro, presidente Associação Alto Café; Missias Escolarte Osório, presidente da Agrosorio; Valmir Rodrigues Caires, Presidente Associação PA Lagoa Grande; o pesquisador da Embrapa Ivo da Mota; Marina Ricardo Nunes Viana, superintendente do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, além de estudantes.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Dourados