Com o início do período chuvoso se faz importante na atividade leiteira o planejamento forrageiro estratégico para produção de volumoso de qualidade para uso na estação seca do próximo ano.
O produtor Ademir Bispo dos Santos, presidente da associação APPRAST – Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Assentamento São Thomé, está semeando sorgo para produção de silagem de qualidade. O sorgo é uma cultura de grande potencial para a produção de silagem, tem como características uma maior tolerância ao veranico e se adapta melhor às condições de menor fertilidade dos solos.
A produção de forragem de planta inteira atinge de 35 a 50 toneladas de massa verde por hectare (ha) em condições adequadas de cultivo e com calagem e adubação corretamente fornecidas. O valor nutritivo (VN) da silagem do sorgo pode chegar a 90% do VN da silagem do milho, sendo esta diferença em razão da maior proporção de grãos da cultura do milho. O sorgo ainda permite a colheita do rebrote que pode atingir até 50% da produção obtida no primeiro corte, sendo mais indicado o seu corte para ensilagem pois o pastejo direto na rebrota pode causar intoxicação dos animais pela presença do ácido cianídrico (HCN) na planta nova, sendo permitido o pastejo apenas quando as plantas atingirem pelo menos 01 metro altura e próximas ao florescimento e com prévia adaptação dos animais.
O plantio da cultura está sendo conduzido pelo produtor Ademir e seu sobrinho Rafael, tratorista da associação e com apoio do Setor de Produção Rural da Prefeitura Municipal de Santa Rita do Pardo coordenado pelo Agrônomo Vitor Milan sendo que recentemente a prefeitura adquiriu com recursos próprios uma plantadeira de grãos de excelente qualidade e tecnologias embutidas permitindo o plantio direto das culturas e a correta regulagem da quantidade e profundidade das sementes e kg de adubo por hectare permitindo um adequado stand de plantas no campo.
A aquisição da plantadeira permite apoiar os pequenos produtores em suas atividades rurais sejam pecuárias ou agrícolas. O trator utilizado é recebido via patrulha mecanizada da Agraer e assistência técnica fornecida pelo zootecnista da Agraer local Miguel Domingues que relata: “É imprescindível para o bom andamento das atividades rurais dos pequenos produtores uma parceria sólida entre a Agraer e a Prefeitura Municipal com vistas ao desenvolvimento da agropecuária no município com ganhos para todos, principalmente ao pequeno produtor rural que trabalha arduamente em sua propriedade produzindo alimentos de qualidade para abastecer o país”.
O assentamento São Thomé no município de Santa Rita do Pardo conta com 110 lotes e é proveniente de um programa de reforma agrária do Estado do Mato Grosso do Sul executado pela Agraer.
Texto e foto: Escritório da Agraer de Santa Rita do Pardo