Os agricultores familiares Kleber de Oliveira Magalhães e Cláudio Ricieri começaram a colheita de amendoim nos assentamentos Indaiá e Aliança, em Itaquiraí, com o apoio do coordenador técnico municipal da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Adriano Alvino Schuffner.
Mesmo com o plantio tardio iniciado em 48,5 hectares, em novembro de 2021, devido à estiagem que ocorreu naquele período, a colheita foi satisfatória, com total de 450 sacas de 25 kg por alqueire, contribuindo com a geração de renda para 671 famílias assentadas.
“Essa colheita marca a volta da produção de amendoim no município em escala comercial após 30 anos e vários produtores desejam iniciar o plantio pois é uma atividade rentável e com comércio garantido ”, destacou Adriano.
O atendimento realizado pela Agraer nas propriedades começou em 2019 com as culturas de mandioca e milho e, ano passado, a assistência foi feita para o cultivo do amendoim Runner. A quantidade produzida da leguminosa está sendo comercializada para cerealistas em Tupãssi, no Paraná. O planejamento é aumentar a área plantada em 100 hectares até o fim deste ano.
Texto: Igor Moura, Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Itaquiraí
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva