Produção de amendoim em escala comercial é retomada em Itaquiraí com apoio da Agraer

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, maio 13, 2022 as 14:46 | Voltar

Os agricultores familiares Kleber de Oliveira Magalhães e Cláudio Ricieri começaram a colheita de amendoim nos assentamentos Indaiá e Aliança, em Itaquiraí, com o apoio do coordenador técnico municipal da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Adriano Alvino Schuffner.

Mesmo com o plantio tardio iniciado em 48,5 hectares, em novembro de 2021, devido à estiagem que ocorreu naquele período, a colheita foi satisfatória, com total de 450 sacas de 25 kg por alqueire, contribuindo com a geração de renda para 671 famílias assentadas.

“Essa colheita marca a volta da produção de amendoim no município em escala comercial após 30 anos e vários produtores desejam iniciar o plantio pois é uma atividade rentável e com comércio garantido ”, destacou Adriano.

O atendimento realizado pela Agraer nas propriedades começou em 2019 com as culturas de mandioca e milho e, ano passado, a assistência foi feita para o cultivo do amendoim Runner. A quantidade produzida da leguminosa está sendo comercializada para cerealistas em Tupãssi, no Paraná. O planejamento é aumentar a área plantada em 100 hectares até o fim deste ano.

 

Texto: Igor Moura, Assessoria de Comunicação Agraer

Fotos: Escritório da Agraer de Itaquiraí

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.