As equipes da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) – dos escritórios de Três Lagoas e Selvíria – entregaram 130 toneladas de calcário nesta semana por meio do Programa Pro Fertiliza MS. Foram 93 toneladas para o Assentamento 20 de Março, em Três Lagoas, realizadas nos dias 22 e 24 de novembro, e outras 37 toneladas para o Assentamento Alecrim, em Selvíria, no dia 21 de novembro.
De acordo com o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges, o insumo é primordial para corrigir a acidez e aumentar disponibilidade de nutrientes no solo. Para ajudar o agricultor familiar, a Agraer disponibiliza o frete gratuito do insumo. “Nós priorizamos o transporte do calcário, pois, dependendo da distância do município, o frete custa até dois terços do valor investido pelo produtor”.
Por meio do Pro Fertiliza MS até 49 mil toneladas de calcário serão distribuídas aos agricultores familiares inscritos. “Essa quantidade está sendo transportada aos 67 municípios que possuem assentamentos rurais e programas de crédito fundiário, priorizando aqueles que têm o Cadastro de Agricultor Familiar (CAF), participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e utilizam mão de obra predominantemente familiar”, informou o diretor-presidente.
Para participar do programa, o agricultor familiar se cadastrar no escritório da Agraer mais próximo e receber as orientações.
Texto: Fládima Christofari
Fotos: Escritórios da Agraer em Três Lagoas e Selvíria