Pro Fertiliza MS beneficia 27 agricultores familiares com 250 toneladas de calcário

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, dezembro 8, 2022 as 08:00 | Voltar

Em Glória de Dourados, o escritório local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) disponibilizou o transporte gratuito de 250 toneladas de calcário a 27 agricultores familiares por meio do Programa Fertiliza MS. De acordo com o extensionista rural da Agraer, Cristian Felippi, as entregas foram realizadas entre os dias 2 e 5 de dezembro para produtores de hortaliças, fruticultores, criadores de gado de corte e sericultores da região.

A Agraer transportou o calcário até o município e a Prefeitura de Glória de Dourados distribuiu as cargas individuais para os produtores rurais inscritos no programa. “O Pro Fertiliza MS é de grande importância para o município porque o nosso solo é arenoso e depende de correções constantes. Como o programa prioriza os assentados da reforma agrária, beneficiários do crédito fundiário e outros pequenos produtores, muitos deles não teriam condições de adquirir poucas quantidades calcário frequentemente e principalmente de pagar o transporte de uma carga fechada do produto. Portanto, esse programa vai melhorar muito as condições dos nossos solos para que eles possam ser adubados e produzir mais”, destacou o extensionista.

Por meio do Pro Fertiliza MS serão distribuídas 500 toneladas de calcário aos 50 agricultores familiares inscritos até janeiro de 2023, em Glória de Dourados. “A distribuição para as propriedades é feita, em sua maioria, por patrulhas mecanizadas que a própria Agraer entregou para a prefeitura e associações neste ano”.

Sobre o programa:

O Pro Fertiliza MS é o programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) que oferece o transporte gratuito de calcário adquirido por grupos de agricultores familiares. O objetivo é incentivar a adoção de tecnologias para melhoria da fertilidade e da produtividade das lavouras, em áreas da agricultura familiar.

Para participar, o produtor familiar precisa ir até um escritório da Agraer para apresentar a documentação exigida e receber as orientações dos extensionistas rurais.

 

Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer

Fotos: Escritório da Agraer em Glória de Dourados

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.