Campo Grande (MS) – O diretor-presidente da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Enelvo Felini, recebeu, nesta quinta-feira (6), o prefeito de São Gabriel do Oeste para tratar sobre questões relacionadas ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF).
Como a Agraer possui um departamento especializado nessa área de assistência aos agricultores familiares interessados em adquirir um pedaço de chão, sítio, dentro do Crédito Fundiário, a reunião contou com a participação da servidora Tânia Regina Minussi, responsável por coordenador o PNCF no que tange as competências estaduais.
“Há uma área que acredito ser interessante para o Programa, portanto vim informar a Agraer sobre essa possibilidade de aquisição para a formação de uma comunidade agrícola”, informou o prefeito.
Com conhecimento de causa há anos dentro da Agência, a servidora Tânia Regina explicou que o município de São Gabriel do Oeste tem certa demanda e carência para formação de uma unidade produtiva aos arredores do município. “A cidade é voltada grandemente para a produção de médio e grande porte e há pessoas que vivem no centro urbano que têm o interesse de voltar a exercer o papel de trabalhador rural como proprietário. No Distrito de Areado tem uma infraestrutura boa em saúde e educação, porém houve um êxodo rural forte no passado. Agora, o prefeito tem esse interesse em atender os antigos trabalhadores rurais para uma recolonização e usar as potencialidades do distrito”.
A proposta será avaliada pela equipe do Crédito Fundiário junto à direção da Agraer para que posteriormente possam ser dados os próximos passos. Um trabalho que demandará tempo e parceria coma prefeitura, instituição bancária e União caso as terras estejam em conformidade com as exigências do PNCF.
Também estiveram presentes na reunião o chefe de gabinete da Prefeitura, Geraldo Rolin, e o diretor de Comunicação Elton Luís Vigilato.
Texto e fotos: Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer