Prefeitura de Paranaíba e Agraer tratam sobre o Termo de Cooperação para atender para Agricultura Familiar

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, março 10, 2021 as 16:38 | Voltar

No gabinete da Prefeitura de Paranaíba, ocorreu uma importante reunião com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) para tratar sobre o termo de cooperação que possibilita o atendimento da Agricultura Familiar.

O prefeito Maycol Queiroz e o secretário de Agricultura, José Souto Silva (Zé Carioca) recepcionaram o técnico regional da Agraer, Jurandir Xavier, e o coordenador técnico municipal, Atílio Eduardo Pioli, com o intuito de pontuar as demandas do setor e as necessidades dos pequenos produtores.

A Agricultura Familiar é constituída de pequenos produtores rurais que oferecem uma diversidade produtiva, pois muitas vezes alia a produção de subsistência a uma produção destinada ao mercado. Em Paranaíba, a Agraer tem 436 cadastrados no programa, que funciona em parceria com a Prefeitura. Segundo o coordenador Atílio, no Município existem produtores de folhosas (alface, rúcula, couve), banana, mamão, maracujá, mandioca, batata doce, leite, carne, milho, quiabo, jiló, entre outros.

A parceria entre os órgãos consiste no município oferecer insumos para atender os produtores e a Agraer 02 engenheiros agrônomos, patrulhas agrícolas e outros equipamentos. Durante a reunião, o prefeito Maycol Queiroz salientou que pretende oferecer um excelente trabalho à população rural através da patrulha mecanizada. “A nossa área rural tem extensão de 5 mil km e 70 pontes que recebem manutenção da Administração Municipal. Estamos trabalhando para ter uma ótima patrulha mecanizada para atender a nossa demanda. Eu ganhei dois caminhões trucks da Ministra [da Agricultura] Tereza Cristina e contamos também com uma pá carregadeira de uso exclusivo para a zona rural”, afirmou.

O secretário de Agricultura, Zé Carioca, aproveitou a oportunidade para solicitar à Agraer uma motoniveladora, visando possibilitar o fortalecimento da patrulha mecanizada de Paranaíba. O coordenador regional, por sua vez, orientou ao secretário que seja oficializado o pedido, endereçado ao diretor presidente do órgão para fazer a solicitação junto ao Governo do Estado.

Zé Carioca contou ainda que terá uma reunião na próxima semana com o secretário de Obras Eduardo Ridel e também pretende oficializar o pedido de uma pá carregadeira e um caminhão basculante para o Município.

Sobre o termo de cooperação, Jurandir destacou a possibilidade de trabalhar com duas frentes interessantes pela Agraer. “Pela Secretaria de Agricultura dá para trabalhar com a regularização de assentamentos, possibilitando a documentação e titulação aos proprietários pelo programa ‘Titula Brasil’ e também podemos fazer o fomento do comércio, definindo um plano de ação para trabalhar, aliado ao CMDRS [Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável]”, pontuou.

Ainda foi colocada em pauta a necessidade de atualizar o CMDRS, pois algumas categorias deverão ser excluídas por não serem mais atuantes. Ao final da reunião, o prefeito agradeceu a visita dos coordenadores e frisou o seu comprometimento com o produtor rural e apoio aos serviços prestados pelo órgão em Paranaíba.

 

Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Paranaíba

Luana Chaves

Foto: Antonio Agostini

DECOM

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.