A Administração Municipal implementa o Projeto Terra Boa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, visando a melhoria na produtividade das culturas.
“Além de corrigir o pH, diminuindo a acidez do solo, a calagem fornece cálcio e magnésio para as plantas, aumenta a CTC (Capacidade de troca catiônica) e melhora o aproveitamento de nutrientes pelas plantas, explica a Eng. Agrônoma e Secretária Elisméia Borges.
Este Projeto é realizado em parceria com a Agraer, no qual o agricultor familiar deve solicitar assistência técnica para análise de solo e recomendação de calagem. De posse do laudo técnico e aquisição do calcário se encaminha à Secretaria e faz o seu cadastro, para ser contemplado com o Frete.
João Graciano Leite, agricultor familiar que explora a cultura do coco anão, soja e milho, no Assentamento Bebedouro, Lote 75, foi o primeiro a ser assistido. Estou muito agradecido ao olhar técnico do nosso Prefeito Paleari, pois com esta economia no frete irei usar o recurso para incrementar a adubação das culturas e assim aumentar a produção e a renda líquida, impulsionando o mercado local e com abastecimento de água de coco de maior qualidade ao consumidor.
É mais um compromisso da Administração sendo cumprido com a agricultura familiar, gerando renda e vida digna no campo.
“A parceria entre a Agraer e a Prefeitura de Nova Alvorada do Sul tem se mostrado bastante efetiva e com ótimos resultados. A equipe coordenada pelo Engenheiro Agrônomo João Marcelo Beltrame tem dado todo apoio técnico ao Projeto e quem ganha com isso é o agricultor familiar do município”, comenta o Diretor Executivo da Agraer, Fernando Nascimento.
Texto e fotos: Prefeitura de Nova Alvorada do Sul com acréscimos do Diretor Executivo da Agraer Fernando Nascimento
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva