Pesquisadores especialistas em conservação de solo e irrigação da Agraer visitam município de Anaurilândia

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, julho 26, 2017 as 14:18 | Voltar

Campo Grande (MS) - As estradas rurais são extremamente importantes dentro de um município no aspecto econômico, social e ambiental, pois, através delas, as famílias que precisam de acesso à zona urbana transitam, os veículos com diversas finalidades trafegam, e, é por onde acontece o escoamento da produção agropecuária oriunda do município. Porém, as más condições dessas estradas vicinais podem interferir na dinâmica de transporte de todos os que necessitam percorrer pelas mesmas.

Atentos a esses problemas é que foram realizadas vistorias técnicas nas estradas rurais do município de Anaurilândia, pelos pesquisadores da Agraer - Agência de Desenvolvimento os João Cupertino e Ari Fialho Ardenghi (engenheiros agrônomos), juntamente com o secretário de Agricultura Fernando Tacca e o técnico da Agraer local Daniel Rocha.

O trabalho pautou a possível elaboração de projeto para implementação de uma lei municipal que preconize a manutenção e conservação das estradas municipais rurais. A medida visa resolver ou evitar problemas como erosão, enxurradas por conta das chuvas, buracos por falta de escoamento da água e carreamento de terra para os cursos d’água que pode desencadear a degradação do meio ambiente.

A vistoria observou os riscos de problemas como erosão, enxurradas por conta das chuvas, buracos por falta de escoamento da água e carreamento de terra para os cursos d’água que pode desencadear a degradação do meio ambiente.

“Com a implantação de um projeto de Lei que vise à manutenção e conservação das estradas de responsabilidade de todos os envolvidos - produtores rurais tradicionais, de assentamentos e poder público, garantirá maior qualidade de infraestrutura. Isso facilita o escoamento da produção e a circulação de bens dentro do próprio município, proporcionando assim, maior comodidade, segurança e viabilidade de todos os que necessitam utilizar as estradas rurais”, explicou o pesquisador Ari Fialho.

A reunião foi apenas o pontapé inicial dos trabalhos. "A próxima visita ainda será agendada para prosseguir com as atividades de conservação das estradas através do trabalho em micro bacias", pontuou a zootecnista e coordenadora da Agraer do Município, Mírian Carla Brito.

Também participou do debate o prefeito de Anaurilândia, Edson Stefano Takazono, o vereador Rafael Hamamoto.

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.