Campo Grande (MS) – Na busca por angariar recursos para fomentar as pesquisas que envolvam cultivo de alimentos da agricultura familiar a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu uma reunião, na manhã desta terça-feira (19), com membros da Fundect – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado do Mato Grosso do Sul.
“O Márcio, presidente da Fundect, foi muito solícito em nos atender. Ele mesmo já nos informou que tem dinheiro na Fundação para fomentar pesquisas e que a Agraer pode ser uma das candidatas a fim de captar dinheiro para as suas pesquisas. Estudos esses que são desenvolvidos dentro da Cepaer [Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer]”, explicou o diretor-presidente da Agência, André Nogueira.
Lançado em 7 de dezembro, no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital universal da Fundect, que disponibiliza R$ 1,5 milhão para pesquisas, foi o principal assunto da reunião. “Estamos aqui para tirar dúvidas e melhorar as ações da Agraer e quero ver os colegas da Agraer participando do processo seletivo”, disse o diretor-presidente da Fundect, Márcio Pereira.
Para o dirigente da Fundação o melhor caminho é o trabalho coletivo entre as instituições públicas no Estado. “A gente recomenda que as instituições procurem trabalhar em rede, de modo que os pesquisadores, de instituições diferentes, que tenham pesquisas parecidas possam comunicar entre si. Dessa forma se consegue mais dinheiro, há mais resultados nas pesquisas, publicações de artigos melhores e a partir daí é possível pensar em captar recursos a nível nacional e até mesmo a nível internacional”, enfatizou.
Segundo Mário, o objetivo da Fundect para o ano de 2018 é lançar mais editais em prol da pesquisa e, ainda, formar boas parcerias que possam trazer melhoria aos trabalhos científicos no Estado. “Participem em rede e conversem com outras instituições”, finalizou Mário.
A reunião contou com a presença de parte da equipe dos pesquisadores da Cepaer, inclusive, o diretor do Cepaer, Antônio Ayrton Morcelli.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer