Campo Grande (MS) – O trabalho de titularização de lotes da Agraer e a construção de pontes por parte do governo do Estado teve o reconhecimento de agricultores familiares do assentamento Aspargo, município de Jaraguari. Tanto que nesta quinta-feira (9), o diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini, recebeu três pequenos produtores e o ex-senador Ruben Figueiró.
A rapidez dos trabalhos foi um dos pontos que mais chamou a atenção na comunidade agrícola. “A ponte foi construída com uma rapidez incrível e os trabalhos de titularização estão em andamento. Papel que certifica a nossa posse e nos dá segurança para produzir no que é nosso”, afirma o produtor Evaristo Flores.
“Os produtores estão muito gratos em relação à ponte e também com as providências que estão sendo tomadas com o objetivo de regularizar a situação dos lotes. Por tudo isso é que eles vieram agradecer”, destacou Figueiró.
De acordo com Felini, as expectativas são as melhores para a desburocratização de um processo que está há anos adormecido. “Acreditamos que em breve nós vamos mandar tudo para a Assembleia Legislativa. Essa é a vontade do nosso governador Reinaldo Azambuja. Ele não quer que nós fiquemos com milhares de processos em baixo do braço. É preciso que o homem e a mulher do campo sejam atestados como os donos da terra”.
Escoamento de Produção – Em 2016, o governador Reinaldo Azambuja aprovou um pacote de obras na área de infraestrutura para a construção de 66 pontes de concreto até este ano de 2017, com investimento estimado de R$ 65 milhões.
Desse total de pontes, 42 começaram a ser construídas de forma imediata em 20 municípios. Enquanto 20 pontes estão com projeto executivo em andamento e, ainda, em 2016, quatro pontes foram iniciadas e concluídas.
Além de facilitar o tráfego de pessoas da área rural para a urbana e vice versa, as pontes viabilizam o transporte de insumos para as propriedades rurais e, principalmente, o escoamento de tudo aquilo que é cultivado da porteira para dentro.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno