Campo Grande (MS) – As famílias agrícolas do assentamento Teijin, município de Nova Andradina, comemorou a entrega de uma patrulha mecanizada para uso dos agricultores em cerimônia realizada na tarde da última quinta-feira, 28 de junho, no Retiro do Poço. O repasse da chave foi promovido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), órgão vinculado à Semagro – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, em parecia com a prefeitura.
Avaliada em R$ 135.723,00 a patrulha mecanizada é composta por um trator, grade aradora, carreta agrícola, distribuidor de calcário, rotoencanteirador, e grade niveladora. Os recursos para aquisição de todos esses equipamentos são provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Zeca do PT com contrapartida do Executivo Estadual autorizada pelo governador Reinaldo Azambuja.
Responsável pelo setor municipal de agricultura e desenvolvimento integrado, o secretário Ortiz abriu os discursos destacando a importância da patrulha e equipamentos disponibilizados. “A patrulha traz um alento, facilita a vida e ajudar a melhorar a produção dos agricultores. Desejo um bom uso desses maquinários e que traga felicidade às famílias e melhore a renda das famílias”, ressaltou o gestor.
O prefeito Gilberto Garcia agradeceu as parcerias efetivadas e reiterou a sua preocupação e responsabilidade com o fortalecimento da agricultura familiar por meio da legalização dos assentamentos, desenvolvimento de projetos de irrigação e a introdução de novas tecnologias no campo. “Aos deputados e ao governo de Mato Grosso do Sul, o nosso muito obrigado pela patrulha porque isso é fundamental pra nós, pelo foco que temos em fazer esses agricultores produzirem, pois vontade de trabalhar eles têm, precisa só de meios e tecnologias”, frisa.
Em seguida, enumerou as ações já realizadas ou em vias de serem concretizadas com apoio da Agraer, Incra e outros órgãos públicos como a entrega de 830 Contratos de Concessão de Uso (CCU) e DAPs nas comunidades rurais, Teijin e Santa Olga. Documentos que viabilizaram o acesso ao crédito/financiamentos para aquisição de novas tecnologias e equipamentos; a regularização de lotes urbanos e rurais no distrito; cursos de inseminação artificial; e parceria em projetos de irrigação nas pequenas propriedades no próprio Teijin.
“A patrulha mecanizada vai ao encontro com os serviços de Ater [Assistência Técnica e Extensão Rural] que a Agraer presta dentro do município. O conhecimento sem as ferramentas tem efeito muito menor assim como as ferramentas sem o conhecimento. Contudo, os dois juntos têm um efeito muito mais produtivo e é isso que queremos com a chegada desta patrulha”, disse o coordenador regional da Agraer de Nova Andradina, Sandro Polloni, que na ocasião representou o diretor-presidente André Nogueira.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Agraer de Nova Andradina