Paranaíba (MS) – Foi realizada na segunda-feira (4), a abertura da 54ª Expopar – Exposição Agropecuária de Paranaíba. Realizado no Parque de Exposições “Daniel Martins Ferreira”, marcaram presença no evento – empresários, pecuaristas, representantes de instituições, além de autoridades políticas.
Em representação ao poder Executivo Estadual estiveram presentes o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, e o secretário de Estado de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), Fernando Lamas.
Pela primeira vez na Expopar com um estande, a Agraer marca presença no evento com a demonstração de serviços públicos de Ater – Assistência Técnica e Extensão Rural. Apicultura, hidroponia e fruticultura (cultivo de bananeiras) foram destaques no espaço.
O público que visitar o local tem a oportunidade de conversar com profissionais da Agraer e observar o funcionamento do sistema de hidroponia, por exemplo. Técnica essa que consiste em cultivar hortaliças sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. Além disso, as pessoas também podem ver de perto algumas espécies de peixes criados em cativeiro e uma colmeia artificial.
A Expopar 2016 acontece de 29 de junho a 10 de julho. “O estande mostra as potencialidades de Paranaíba e região. A Costa Leste é uma das regiões de maior potencial do Estado e a Agraer está presente, aqui, para tirar dúvidas do homem do campo e oferecer assistência técnica e extensão rural no campo. Queremos cada dia mais ajudar o pequeno produtor a aumentar a sua produção e renda”, afirmou Felini.
Para o secretário de Produção e Agricultura Familiar, Fernando Lamas, produzir no município é uma oportunidade que o Estado tem para melhorar a produtividade. “A posição geográfica de Paranaíba tem um grande potencial para dar demonstrações do que essa região representa. Com atividades diversificadas como seringueira, eucalipto, além da pecuária de corte, que é o forte da região, também são os grandes destaques da economia local”.
A abertura foi marcada como parte das comemorações do aniversário de Paranaíba. Na segunda-feira, 4 de julho, o município completou 159 anos.
Na ocasião, o pioneiro Guilherme Macedo de Jesus foi homenageado por sua atuação no desenvolvimento do município. Guilherme Portugal, como é conhecido, teve seis filhos, 18 netos, 26 bisnetos e 1 tataraneto, e recebeu das mãos do presidente do Sindicato Rural de Paranaíba, Wilberto Antônio de Amaral, uma placa em comemoração ao seu destaque no setor. O ex-presidente do Sistema Famasul, Ademar Silva, o presidente do Sindicato Rural de Aparecida do Taboado, Eduardo Sanchez e o prefeito Diogo Tita, participaram da cerimônia.