Hoje celebramos o dia dos engenheiros agrimensores, profissionais que atuam no levantamento, medição, divisão e demarcação de terrenos.
Uma das primeiras atividades de Engenharia desenvolvidas pelo homem, a Agrimensura permanece indispensável como trabalho básico em várias ações. Das demarcações de terras em áreas urbanas até a aferição dos limites territoriais do Brasil, os engenheiros agrimensores desenvolvem uma série de serviços que dão suporte a boa parte da intervenção humana na natureza. O profissional é responsável por medir, parcelar, mapear e monitorar os espaços físicos e obras de engenharia.
Área de atuação e atribuições – No Brasil, a Engenharia de Agrimensura, como habilitação da engenharia, foi criada pela Lei n° 3.144 de 20/05/57. Em 1964 o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia definia as atribuições para o exercício profissional. Atualmente a profissão é regulamentada pela resolução 218/73 do Confea, Lei 5194/66.
Podem-se considerar as principais atividades do engenheiro cartográfico e agrimensor: demarcação de territórios; representação no formato de cartas e mapas de áreas terrestre, náutica e aeronáutica; elaboração de mapas de áreas submersas; planejamento de redes de saneamento básico, telefonia e eletrificação; georreferenciamento de imóveis; levantamento aerofotogramétrico e instalações de edificações, entre outros.
Parabéns aos profissionais que sabem medir o valor da terra como ninguém.
A Diretoria
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva