Para emitir CAF aos indígenas, Regional Anastácio da Agraer realiza mutirões

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, outubro 24, 2023 as 13:58 | Voltar

Mutirões organizados pelo escritório regional da Agraer em Anastácio garantiram o CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) a 821 indígenas e 21 quilombolas nos municípios de Aquidauana, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho. O documento permite o acesso às políticas públicas, como PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Desse montante, 668 obtiveram também o CAF Pronaf, que os habilita a solicitar crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Entre eles está o terena Oto Pauferro, primeiro indígena do Brasil a ter um financiamento aprovado dentro dessa iniciativa governamental.

A compra do microtrator foi muito além de realizar o sonho da família ao permitir o aumento da produção de mandioca. Serviu como exemplo para mostrar aos povos originários em Mato Grosso do Sul que é possível acessar a linha de crédito, que até então lhes era vedada.

É o caso da terena moradora da Aldeia Água Branca Roseane Francisco. Ela deixou o galpão onde foi realizada a ação da Agraer em sua aldeia com o CAF nas mãos e milhares de projetos na cabeça. “Esse tão esperado papel vai mudar nossa vida. Aqui plantamos e muitas vezes acabávamos perdendo por não ter como vender. Agora, só temos a agradecer a todos os que têm trabalhado por nós”, diz.

Juntamente com a família, ela planta melancia, abóbora, quiabo e feijão rasteiro. A meta é conseguir acessar o Pronaf para aumentar e otimizar a produção, sempre contando com a assistência técnica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural. “Daqui para frente vamos vender em Pnae, PAA e em todos os editais que pudermos. Essa com certeza é mais uma conquista nossa”, completa.

“Minha alegria é muito grande com esses resultados. Além de acessarem o crédito, os indígenas também precisarão do CAF para outros programas, como o PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural), que deve retornar com força este ano”, diz o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman.

De acordo com a coordenadora regional da Agraer em Anastácio, Vera Golze, já houve um segundo entregue na agência do Banco do Brasil. A equipe de extensionistas conta com o apoio das prefeituras na montagem da estrutura para garantir atendimentos de qualidade nas aldeias.

Texto e fotos: Ricardo Campos Jr. - Agraer

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.