Na última quarta-feira (27), a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoveu palestra para um grupo de 40 produtores rurais sobre os cultivos de melancia, maracujá e mamão, no Centro de Idosos de Vicentina. A ação foi realizada em parceria com a Prefeitura, empresas agropecuárias e a associação de produtores do município, com o objetivo de expandir o setor de hortifruti.
A parceria envolve também ações para o fortalecimento da feira livre, com opções de comercialização local, a compra governamental de produtos da agricultura familiar, a doação de equipamentos, a prestação de assistência técnica para o preparo de solo dos agricultores, ciclo de capacitações e palestras.
O agricultor Ednei Liduino que participou da palestra, destacou que a junção das instituições é fundamental para que os agricultores tenham confiança para investir na atividade. “A assistência técnica de qualidade, como vem sendo feito, anima o agricultor, dá segurança e colabora para que tenhamos sucesso na propriedade rural”, afirmou.
Durante a programação, na parte da manhã, os palestrantes e técnicos Valdeci Sebastião e Teonília Silva, da Agraer de Ivinhema, abordaram sobre os aspectos para o cultivo das frutas, as oportunidades de comercialização e rentabilidade. Já na parte da tarde, como atividade prática, foram feitas visitas em uma lavoura de melancia comercial na fase de colheita, na linha do Caraguatá e em uma outra lavoura de mamão, na 4ª linha em Fátima do Sul.
Vicentina está localizada na região centro-sul do Estado, com pouco mais de seis mil habitantes em uma área de 30 mil hectares, originalmente distribuídos em 996 lotes da Colônia Federal de Dourados. Essa estrutura fundiária faz com que o município tenha grande potencial para a produção de hortifruti.
Para o Secretário Municipal de Agricultura, Adriano Shausstt, a expectativa é de que novas ações sejam promovidas com foco na capacitação técnica de cultivo, estratégias de comercialização e ações para o crescimento do setor.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer com informações do coordenador local da Agraer Paulo Machado Lobo
Fotos: Escritório da Agraer de Vicentina
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva