Indígenas das aldeias Bororó e Jaguapiru receberam 690 litros de leite pelo PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). A solenidade de entrega foi realizada nessa terça-feira (13). O poder público comprou os produtos de 26 agricultores familiares para distribuí-los aos povos originários, proporcionando segurança alimentar aos beneficiados.
A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) executa o programa juntamente com as prefeituras municipais. Além disso, o órgão do Governo Estadual ainda presta assistência técnica na elaboração das propostas para que os pequenos produtores consigam atender as exigências dos processos de licitação.
No caso do PAA Leite, foram investidos somente em Dourados R$ 312 mil em 54 mil litros do produto, que serão entregues a 321 famílias previamente selecionadas pelos Cras (Centros de Referência em Assistência Social) e Sesai (Secretaria de Saúde Indígena). Destas, 138 são da Bororó e Jaguapiru e já deixaram o evento com o alimento em mãos. Todas elas têm crianças de até 10 anos e/ou idosos, pessoas com tuberculose ou vivem em situação de extrema pobreza.
“Essas famílias terão direito a cinco litros de leite por semana durante 34 semanas. É uma ação importantíssima para garantir qualidade de vida para essas famílias indígenas. E os agricultores familiares que quiserem participar desse tipo de edital, vendendo seus produtos, saibam que sempre poderão contar com a assistência dos nossos escritórios, presentes em todos os municípios, para reunir a documentação necessária. Ou seja, o programa cria uma rede de solidariedade que beneficia o pequeno produtor de várias formas”, diz o presidente da Agraer, Washington Willeman.
Ação
O PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) é uma iniciativa Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal para atender as famílias indígenas em situação vulnerabilidade alimentar
Em Mato Grosso do Sul, além de Dourados, os municípios de Amambai, Ponta Porã e Sidrolândia foram selecionados para participar do PAA 2023, que tem como foco a aquisição de leite.
No evento de distribuição do leite em Dourados, além do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, e do diretor-executivo Marcos Roberto de Carvalho Melo; participaram o secretário de Agricultura Familiar de Dourados, Joaquim Soares; a coordenadora da Funai em Dourados, Teodora de Souza; o Presidente Aplaf (Associação dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar do Guassuzinho, Cleiton Marcelino Teixeira De Souza; do vice-cacique da Aldeia Bororó, Alex Rodrigues; do cacique da aldeia Jaguapiru, Ramão Fernandes; e da coordenadora do Cras Indígena da Aldeia Bororó, Odelcina Maria de Souza Pedroso.
A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) realizou nesta terça-feira (12), por intermédio da Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais, a entrega de benefícios do PAA Leite a mais de 300 famílias indígenas do município de Dourados. Em Mato Grosso do Sul, o PAA é coordenado pela Seaf-Semadesc, com execução pela Agraer e prefeituras municipais.
“A segurança alimentar é prioridade do Governo do Estado. É urgente garantir alimentação de qualidade em escolas, em hospitais e também para as famílias em condições vulneráveis, como as populações indígenas e assentados e indígenas. Daí a importância do PAA”, comentou o secretário Jaime Verruck, da Semadesc.
Em Dourados, a entrega aconteceu na Aldeia Bororó e contou com a participação do secretário-adjunto da Semadesc, Walter Carneiro Júnior. “O PAA promove a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, valoriza a produção da nossa agricultura familiar”, comentou.
O secretário-executivo de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais da Semadesc, Humberto de Mello Pereira, lembrou que “o governador Eduardo Riedel, abraçou este programa logo no início da sua administração como prioridade para melhorar a condição alimentar das famílias indígenas”
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer