Campo Grande (MS) – Será realizado de 11 a 14 de novembro o Agroecol 2018, evento de agroecologia da agricultura familiar. Apesar de a data estar um tanto distante, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e a Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) já foram convidadas para participar do evento.
O convite foi realizado nesta última terça-feira (10). A representante da Fiocruz de Mato Grosso do Sul, Fernanda Almeida, enfatizou a importância do apoio do executivo estadual. “Estamos retomando uma conversa do ano passado. Precisamos dessa parceria via Semagro e Agraer, inclusive, com algum apoio financeiro do Estado”, pontuou.
A questão de mobilização de agricultores familiares, logística de transporte de produtos da pequena produção e divulgação do evento foram alguns dos pontos discutidos.
Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento é permitir que diferentes grupos possam dialogar, trocar e somar experiências, além de apresentar os avanços no campo da agroecologia e práticas agroecológicas.
Um portfólio sobre o evento foi entregue as autoridades das duas instituições para avaliação e possível encaminhamento.
A reunião contou com a participação do superintendente da Semagro, Rogério Beretta, o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira, a coordenadora de Agricultura Familiar da Semagro, Ariadne Monali Garcia e a engenheira agrônoma Francimar Perez.
Texto: Aline Lira/ Foto: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer