A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) promoveu, no dia 17 de março, uma oficina sobre o cultivo do mamão, no Assentamento Barra Nova, em Sidrolândia. A capacitação aconteceu para atender ao pedido das famílias assentadas que estão iniciando a produção.
O conteúdo da oficina abrangeu a preparação do solo, a propagação de mudas, principais pragas e doenças, além da colheita da cultura. A organização do evento teve apoio da técnica Gisdaimy Mota Martins e a parte prática foi desenvolvida pelos técnicos Daniel Passareli Rocha e Gracindo Cardoso Santos Junior.
Daniel abordou sobre a fabricação de caldas alternativas que são soluções agroecológicas feitas a partir do extrato do Neem, da mamona, do extrato de alho e da pimenta do reino em grãos, que podem ser usadas como inseticida e repelente, durante a pulverização sobre a cultura.
Já Gracindo falou sobre os aspectos para o cultivo do mamoeiro, como a necessidade de uma barreira de vento no entorno da lavoura e a recomendação para adquirir mudas já sexadas a fim de se ter um plantio mais uniforme.
O produtor Everton Lopes dos Santos foi um dos participantes da oficina e em sua propriedade foram plantadas 2000 sementes de mamão. A expectativa é de que a produção possa vir a ser comercializada nas Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) futuramente.
Texto: Igor Moura - Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Escritório da Agraer de Sidrolândia
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva