Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Oficina aborda propriedades e cultivo da moringa dentro da agricultura familiar

  • 16 maio 2018
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – Resistente à seca e rica em nutrientes, a moringa pode ser usada na alimentação humana e animal e até na purificação da água. Originária da Índia, a planta tendo sido amplamente estudada por seu alto valor nutritivo. O assunto foi trabalhado pelo engenheiro agrônomo e coordenador  regional da Agraer de Dourados, Flávio Ferreira, na terça-feira (15), durante a Expoagro – Exposição Agropecuária de Dourados.

A eficiência terapêutica da moringa é uma alternativa para a proteção de diversas patologias é extensivamente encontrada na literatura. Mostra-se fonte de β-caroteno, proteína, vitaminas B e C, cálcio, potássio e antioxidantes.

Quando a planta é jovem e tem cerca de 30 centímetros, as raízes possuem uma reserva nutricional sendo aptas ao consumo. Entretanto, passado esse período, a raiz já não é indicada ao uso alimentar. E, da semente da moringa é possível extrair um óleo que pode ser usado para diversas finalidades.

Na oficina também foi abordada a questão ter do conhecimento sobre a manipulação desse tipo de vegetal é para que não se tenha nenhum problema de intoxicação quando usado para o consumo.

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital