No dia (16) quarta-feira aconteceu no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer – Cepaer, um dia de campo sobre produção de forragem para silagem. O trabalho é fruto de uma parceria técnica entre a Agraer e a Empresa de Sementes Latina Seeds.
A difusão dessas tecnologias gera um grande interesse dos produtores de leite do Estado, principalmente porque a atividade leiteira com baixos índices de produtividade e com custos compatíveis tem dificuldades de proporcionar uma rentabilidade sustentável.
Outro ponto que levou a uma maior consciência aos produtores de leite, foi a experiência do ano de 2021 em que a seca e as geadas ocorridas trouxeram grandes dificuldades para alimentação dos rebanhos bovinos, refletindo na redução da produção e da rentabilidade da atividade, já que os produtores foram obrigados a suplementar com volumosos alternativos e com ração.
O Dia de Campo teve a presença de produtores e técnicos de vários municípios do Estado, dentre eles: Campo Grande, Terenos, Miranda, Jaraguari, Nova Andradina, Coxim, São Gabriel do Oeste, Nova Alvorada do Sul, Inocência, Anastácio, Aquidauana, Sidrolândia e Dourados.
O evento contou com cerca de 200 participantes, que conheceram variedades e híbridos de sorgo gigante boliviano (AGRI002E), super sorgo boliviano (AGRI001E) e milho (AGRI320), que podem ser utilizados para fornecimento direto aos animais ou para preparação de silagem.
“O evento foi um sucesso, por isto ficamos muito felizes de ver o interesse dos agricultores em busca de tecnologias. Também é importante lembrar que essa é nossa função, ou seja, testar alternativas tecnológicas viáveis para os agricultores familiares, trazendo benefícios aos seus sistemas produtivos”, comentou o Diretor-Executivo Fenando Nascimento.
Texto: Fenando Nascimento - Diretor-Executivo da Agraer
Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva