O Módulo “Agricultura Irrigada” do Curso de Conservação de Solo e Água tem início nessa sexta-feira

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, novembro 20, 2020 as 08:23 | Voltar

Módulo 6 (anterior)

O sexto Módulo do curso “Fixação de Biológica de Nitrogênio”, ministrado pelo Prof. Leandro Marciano Marra (UEMS – Mundo Novo), findou-se nessa quarta-feira (18).

O Módulo teve uma abordagem muito técnica, com o professor apresentando a importância da fixação biológica, dos microrganismos, da simbiose e o mutualismo entre bactérias e fungos benefícios às plantas cultivadas.

Foram discutidas técnicas de aplicação de bioinsumos, como devem ser conservados, aplicados e utilizados em culturas comerciais, como soja, feijão, cana-de-açúcar, entre outras, refletindo nas produtividades das mesmas.

A importância de microrganismos que agem de forma invisível aos olhos do produtor, mas não da ciência, torna-se uma das alternativas para melhoria da produtividade agrícola brasileira, com forte expansão de fabricantes e usuários, inclusive em Mato Grosso do Sul.

Os técnicos da Agraer e da Semagro que participam desse treinamento estão preparados para aprofundarem o conhecimento e orientarem os agricultores em seus municípios, graças à base de informações recebida.

Módulo 7 (atual)

O sétimo Módulo “Agricultura Irrigada”, que se inicia hoje (20), tem como orientador o Prof. Dr. Adriano da Silva Lopes é professor do campus da UEMS de Aquidauana.

Formação Profissional

Graduação em Agronomia – Unesp – Ilha Solteira - SP/2000;

Mestrado em Produção Vegetal – Unesp - Jaboticabal - SP/2003;

Doutorado em Produção Vegetal – Unesp-SP/2006;

Pós-Doutorado em Engenharia de Biossistemas – Esalq/USP/2013.

O Conteúdo Programático

Métodos e sistemas de irrigação;

Evapotranspiração e balanço hídrico;

Manejo de irrigação;

Estudos de caso de área irrigada: problemas e soluções – Parte I;

Estudos de caso de área irrigada: problemas e soluções – Parte II.

O curso caminha para sua sétima semana de aulas. O grupo está muito estimulado em razão das aulas ministradas e do nível dos professores que possuem grande expertise nos temas tratados. Certamente, ao final desse treinamento os técnicos terão condições de prestar assistência técnica de qualidade aos produtores, nas Microbacias Hidrográficas trabalhadas pelo Programa de Manejo e Conservação de Solo e de Água.

 

Texto: Fernando Nascimento - Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.