O Governo do Estado, por intermédio da Agraer, viabiliza o transporte de calcário para recuperação de pasto em Assentamento

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, agosto 13, 2020 as 14:21 | Voltar

Nesta terça-feira (11), mais assentados, do P.A. Estrela em Jaraguari, foram atendidos pelo Programa de Fortalecimento e Modernização da Agricultura Familiar. São eles: a Srª Luzia Pereira da Silva, Sr. Jesuíno e o Sr. Edimilson Pereira e outros três produtores que dividiram uma carga de 26 toneladas de calcário. A coordenação dos pedidos foi feita pela Associação Comunitária de Mulheres do P. A. Estrela Jaraguari.

O insumo deverá ser utilizado na recuperação de pastagens de seus lotes, uma vez que as mesmas estão bastante degradadas, inclusive com dificuldades de atender, nesse período seco, as necessidades de seus rebanhos. Tal situação, vem levando os produtores a adquirirem silagem de fora para suprir a deficiência.

O Programa possibilita redução de aproximadamente 35% no custo do insumo, posto na propriedade.

A Prefeitura de Campo Grande, através da Sedesc, também está presente no assentamento, cedendo maquinários para o preparo de solo e incorporação de calcário.

A prefeitura municipal de Jaraguari apoia o P.A. Estrela com uma patrulha mecanizada para o preparo do solo.

O assentamento caracteriza-se por ser constituído por solos bastante arenosos de baixa fertilidade natural, necessitando de investimentos para correção da acidez e da fertilidade.

Os lotes variam de 6 a 9 hectares. A horticultura desponta-se como uma alternativa interessante para esses assentados, considerando a exigência de pequenas áreas, a proximidade da capital e a necessidade de mão de obra. No entanto, investimentos são fundamentais para fazer uma horticultura segura, isto é, a exemplo da produção hidropônica, cultivos protegidos (estufas) e áreas irrigadas por gotejamento.

O Pronaf é uma possibilidade concreta para que esses produtores tenham condições de fazer frente aos investimentos necessários para produzirem e darem uma vida digna as suas famílias.

 

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer

Fotos: Divulgação

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.