Campo Grande (MS) – O Núcleo de Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul esteve reunida na tarde desta sexta-feira com o Secretario de Produção e Agricultura Familiar, Doutor Fernando Mendes Lamas, e o Diretor Presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, no gabinete itinerante, na Expogrande, na sexta-feira.
Na oportunidade o presidente do Núcleo Fabio Sandim e o vice-presidente e diretor institucional da Associação Brasileira, Ronan Salgueiro, solicitaram a intervenção do secretário junto ao Governo do Estado para apoio ao projeto de exigência do registro animal, no momento de acesso aos programas governamentais, nas instituições financeiras.
Segundo explicou Cleber dos Santos, Conselheiro do Núcleo, o pedido já foi encaminhado ao Ministério da Agricultura e o grupo agora trabalha fazendo gestão para sensibilizar o Governo Federal e uma das formas é garantindo apoio do Governo do Estado no pleito.
O grupo também encaminhou ao Secretário um pedido de apoio ao programa ‘Girolando na Universidade’, que busca incentivar a qualificação de mão-de-obra dos estudantes. Conforme comentou Ronan, o programa já esta sendo desenvolvido em diversos Estados.
A aquisição de leite para as instituições governamentais, buscando incentivar o consumo de leite no Estado, também entrou na pauta.
O programa ‘Pró fêmea’ que busca disponibilizar animais de qualidade para os pequenos produtores, através de uma feira de animais, com Registro Genealógico Definitivo (RGD) ou Controle Genealógico Definitivo (CGD), com preço acessível, também entrou na pauta.
O Pró-Fêmea, que já está sendo desenvolvido nos Estados de Minas Gerais e São Paulo, pode possibilitar a comercialização de fêmeas com idade entre 16 e 60 meses. A proposta é estimular a adoção do uso, em larga escala, de fêmeas de alta qualidade genética de diversas raças bovinas adaptadas para a produção de carne e leite nas propriedades rurais do Estado.
Outra solicitação encaminhada ao Secretario, foi a inserção programa da Girolando, que inclusive doa semêm para os pequenos produtores, no trabalho desenvolvido pela equipe do Programa de incentivo a produção leiteira da Secretaria.
O grande interesse do grupo, segundo Luiz Carlos Rodrigues, membro do Núcleo, é fomentar ações que atinjam principalmente os pequenos produtores.
A médica veterinária, Monaly Garcia, técnica da Sepaf, fez ponderações sobre como o Estado pode agir para atender as diversas demandas expostas e também acompanhou o Secretário e o Diretor Presidente até o local onde acontecia o ‘Julgamento ranqueado Girolando’.
Sobre o Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul
O Núcleo dos Criadores de Girolando de Mato Grosso do Sul é entidade sem fins lucrativos que tem como sócios os criadores da raça no Estado e é a entidade que representa, por delegação, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando em sua área territorial.
Kelly Ventorim, Assessora de Imprensa da Sepaf e Iagro