Campo Grande (MS) – “É assim que se desenvolve a agricultura familiar, com assistência técnica, equipamentos de qualidade e centros de comercialização”. A afirmação é do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar Jaime Verruck, ao lembrar que ao todo já foram entregues mais de mil máquinas e equipamentos nos 79 municípios, que durante a semana, foi inaugurado mais uma Central de Comercialização da Agricultura Familiar, a de Amambai, obra que faz parte de uma estratégia do governo do Estado para potencializar o seguimento juntamente com a assistência técnica ofertada pela Agraer.
“Com essas entregas nós qualificamos as atividades dos agricultores familiares do Estado. Durante o primeiro mandato do governador Reinaldo Azambuja foi investido 30 milhões de reais e só esse ano nós já ultrapassamos essa marca de 30 milhões em novas emendas. Eu tenho certeza que vamos suprir de vez toda demanda de maquinário, implementos e de agroindústria que nós temos dentro da agricultura familiar do Estado”, explica o Diretor-presidente da Agraer André Nogueira Borges.
Na entrega desta segunda, 34 municípios de Mato Grosso do Sul receberam 111 itens que somam R$ 2,6 milhões – recursos dos governos estadual e federal, de emendas individuais e de bancada.
O Governador Reinaldo Azambuja destacou que o maquinário aumenta a condição de produtividade dos agricultores familiares, moderniza o trabalho e dá mais velocidade para a produção. Ele ainda revelou mais investimentos para o setor. “Hoje terminamos a entrega de mais de 1.400 novos equipamentos. E já temos para o próximo ano mais recursos para comprar a mesma quantidade”, contou.
Nesta etapa foram beneficiados os municípios de Anastácio, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Caracol, Cassilândia, Corguinho, Coronel Sapucaia, Corumbá, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Jardim, Jatei, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Sonora, Tacuru, Três Lagoas e Vicentina.
“Estamos muito felizes em receber essa patrulha, porque temos muita dificuldade nos assentamentos com falta de maquinário para facilitar o trabalho. Nós que mexemos com hortaliças e mandiocas o trator fará o mesmo trabalho que cinco pessoas e em um menor tempo. Isso aumenta muito a nossa produção”, comentou a liderança do assentamento 20 de março Neli Cordeiro Macedo Magalhães do município de Três Lagoas.
Deputado federal que destinou emendas para aquisição do material agrícola, Vander Loubet falou da gestão dos recursos pelo governador. “Está de parabéns na administração das licitações, pois conseguiu aumentar o número de equipamentos comprados e quem ganha com isso é que está na ponta, trabalhando no campo, e que precisa dos equipamentos”, explicou.
Também participaram da entrega os secretários especiais Sérgio de Paula, Carlos Alberto de Assis e Pedro Chaves; o deputado federal Luiz Ovando; e os deputados estaduais Paulo Corrêa (presidente da Assembleia), Onevan de Matos e Evander Vendramini, além de prefeitos, vereadores e secretários dos municípios contemplados.
Texto: Bruno Chaves, Kelly Ventorim e Lívia Miranda
Fotos: Néia Maceno