O engenheiro agrônomo Edson Mondadori, extensionista da Agraer/Semadesc (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) do posto avançado do Assentamento Itamarati, ministrou palestras a alunos do ensino médio da Escola Estadual Nova Itamarati. O tema foi o Dia da Água, comemorado nesta última quarta-feira, 22 de março.
As palestras foram ministradas a 500 alunos nos três turnos da escola e abordaram a necessidade de conscientização sobre o uso dos recursos hídricos e sua disponibilidade cada vez mais escassa em todo o mundo. “O período de chuvas chegou a atrapalhar os trabalhos de colheita de soja e o plantio do milho-safrinha, demonstrando como o clima já está apresentando grandes mudanças que se refletem diretamente no nosso cotidiano”, exemplificou o agrônomo.
O extensionista mostrou aos alunos algumas fotos que refletem o uso da água no dia a dia do assentamento: as barragens, a irrigação, a erosão e o assoreamento de rios, o abastecimento humano e animal e a como evitar os desperdícios. Além disso abordou a questão hídrica no contexto internacional. “A falta de água em países da África acarreta grandes índices de mortalidade infantil. Só em 2022 cerca de 43 mil pessoas morreram na Somália, a maioria delas crianças com a até cinco anos de idade. A seca prolongada na Etiópia também afeta milhões de pessoas. Somos todos cidadãos da Terra, por isso devemos preservar a água do nosso Planeta”, exemplificou.
Fládima Christofari, com informações e fotos do Posto Avançado da Agraer no Assentamento Itamarati
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva