A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) esteve presente na primeira reunião do Conselho Estadual da Juventude de Mato Grosso do Sul (Conjuv) em 2023. Criado em 2015, o colegiado de natureza propositiva e consultiva tem como finalidade formular e propor diretrizes de ação governamental e não governamental voltadas à promoção e ao fomento de políticas públicas para a juventude.
Participam vários órgãos ligados à administração pública e à sociedade civil. Quem representou a Agraer no encontro que abriu os trabalhos deste ano foi a servidora Loreta da Silva de Souza Pereira, ligada à Gerência de Desenvolvimento Agrário.
“A importância da nossa participação nesse conselho se consolida principalmente pela necessidade de discutir a inclusão dos jovens rurais em políticas públicas que contribuam para o acesso à cidadania, ampliando o acesso à educação, lazer e especialmente com condições de emancipação pela geração de renda”, explica.
Segundo ela, esses mecanismos devem favorecer a presença dos mais novos na Agricultura Familiar, contribuindo para que a atividade, grande responsável por colocar o alimento na mesa do brasileiro, cresça, se aperfeiçoe e gere cada vez mais renda e produtos.
“Políticas públicas voltadas para os jovens rurais podem contribuir para reduzir a evasão desse público do meio rural, pois o envelhecimento da população no campo é, há muito tempo, um problema que temos observado em nossa rotina de assistência técnica”, completa.
Para a presidente do Conjuv, Isabela Nantes, ter a Agraer como parceira atuante no Conselho faz o colegiado ter a certeza de que é possível chegar até os jovens da Agricultura Familiar.
“Quando nós falamos de juventude, nós falamos de todos os recortes, inclusive a juventude do agro, do campo, que é crescente, pujante e estratégica, principalmente em Mato Grosso do Sul. Nós precisamos e queremos parcerias par alcançar esse público com políticas públicas efetivas”
As reuniões são mensais. Além da Agraer, também faz parte do Conjuv a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), além de outras secretarias.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer
Fotos: João Gabriel - Conjuv
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva