Em busca de atender os pequenos produtores que estavam afastados do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) e que, ainda, pretendem trabalhar com frutas e verduras dentro do assentamento Itamarati, em Ponta Porã, a Agraer firmou uma aliança com a Associação Liderada pela Comunidade Agrícola Nova Conquista Itamarati (Alcanci).
De acordo com as duas entidades, o trabalho é uma parceria que envolve o Banco Cidadão e o Senar no sentido de disponibilizar uma linha de crédito da ordem de R$ 10 mil a cada agricultor interessado. “Este recurso disponibilizado pelo Banco Cidadão tem um juro subsidiado de 12% ao ano, com uma carência de 12 meses e o pagamento em 12 parcelas”, detalhou o coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto.
Só no dia 7 de novembro foram assinados dez projetos de autoria do engenheiro agrônomo Edson Mondadori, do escritório da Agraer do assentamento Itamarati. “Os projetos serão encaminhados a Campo Grande para a contratação do crédito. Eles contemplam o plantio de tomate, melancia, mamão e maracujá em sistema irrigado”, especificou Antônio.