Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) desenvolveu um mutirão junto a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) para oferecer atendimento médico aos moradores do Projeto de Assentamento (PA) Estrela, situado a 20 km da Capital.
Uma equipe composta por vários profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, biólogos e técnicos de enfermagem) que atenderam idosos, jovens, gestantes crianças e adultos. Na ocasião, o público também recebeu orientações preventivas de diversas enfermidades como as DSTs – Doenças Sexualmente Transmissíveis. As pessoas também receberem medicamentos, após as consultas e foram repassados preservativos aos pacientes na faixa etária de vida sexualmente ativa.
Com a ação as famílias agrícolas puderam fazer testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C e coletas de preventivos, por exemplo. O movimento foi grande durante todo o dia com a participação de assentados que aproveitando os serviços oferecidos.
Pela Agraer os trabalhos contou com a coordenação da técnica social rural da Agraer, Cleonice de Fátima Jacomele junto a Sesau. “Foi uma parceria feita para sensibilizar a classe rural do Estrela quanto a importância de manter a saúde em dia. Facilitamos o acesso a exames básicos e consultas médicas. Mães levaram seus filhos aos pediatras e tiveram a oportunidade de ir ao ginecologista”, lembrou a servidora.
Moradores que participaram do evento parabenizaram a aliança feita entre o Município (Sesau) e Estado (Agraer) pela atenção dada aos pequenos produtores rurais no espaço montado dentro do assentamento Estrela.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer