Campo Grande (MS) – Nesta quinta-feira (10), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini recebeu o prefeito de Fátima do Sul, Júnior Vasconcelos. A visita foi feita para demonstrar o interesse do município no projeto de piscicultura que está sendo desenvolvido pela Agência juntamente com a Superintendência Estadual do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Ainda não há data para execução do projeto, entretanto os estudos seguem para que o mesmo possa ser executado ainda este ano.
“Trouxe a lista com os nomes dos 42 trabalhadores rurais que tem interesse em participar do projeto que oferecerá capacitação e também maquinário para o fomento da criação de peixe”, afirmou o prefeito.
A perspectiva segundo Vasconcelos é que os trabalhos iniciem assim que a retroescavadeira seja entregue a prefeitura. “A previsão é de que o equipamento seja dado em outubro, mas ainda dependemos de todos os trâmites legais”, esclareceu.
Piscicultura
As aulas serão ministradas em Dourados, nas dependências do prédio da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Além de ser um curso gratuito, os participantes terão acesso ao alojamento da instituição de ensino. Uma forma de auxiliar na redução dos custos durante o período de treinamento. Além do curso, a União terá parceria através da cedência, por meio de convênio, de 13 retroescavadeiras a 13 prefeituras do Estado. O equipamento é especifico para a construção de tanques para alevinos.
A meta é que a capacitação seja aplicada em três módulos para não prejudicar as atividades paralelas dos alunos selecionados. Para que isso ocorra, o conteúdo será dado em três meses, sendo dois dias de aula a cada mês.
Amambaí, Coxim, Eldorado, Tacuru, Mundo Novo, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Porto Murtinho, Fátima do Sul e Ladário estão na lista dos municípios que serão contemplados com o curso e equipamentos.
Fonte: Aline Lira/ Assessoria de Comunicação – Agraer