Depois de participar de um curso de panificação, em 2018, no Programa de Economia Solidária, a indígena da etnia Terena Libertina da Silva Bueno decidiu passar o seu conhecimento adiante e montou, tempos depois, a Associação das Mulheres Indígenas da Aldeia Imbirussu, na Terra Indígena de Taunay – em Aquidauana.
Juntas, as 20 mulheres que compõem a associação, fabricam 80kg de pães por semana que são destinados à alimentação da rede municipal de ensino. Além de fornecerem um produto local, de qualidade para os alunos, a iniciativa gera renda para a comunidade e incentiva a autonomia das mulheres indígenas.
De acordo com Libertina, elas produzem os pães com ingredientes nativos da aldeia como o baru e o jatobá. Nas terras a comunidade também é produzida a abóbora, ingrediente utilizado por elas na fabricação de pães. Além do fornecimento para a merenda escolar, frequentemente elas expõem seus produtos em feiras e eventos da agricultura familiar em Aquidauana e nos municípios vizinhos.
Confira a seguir o depoimento da líder da associação sobre o impacto desse trabalho para a comunidade Terena da aldeia Imbirussu.
Texto, fotos e vídeo: Fládima Christofari, Comunicação da Agraer