A semana começou com mais 12 mortes confirmadas por Covid-19 em Mato Grosso do Sul: 9 delas em Campo Grande, 2 em Dourados e 1 em Cassilândia.
Essas vítimas tinham idades entre 42 e 94 anos. Todas possuíam alguma comorbidade como diabetes, doenças cardiovasculares e respiratórias, hipertensão, imunossupressão e obesidade.
Ainda de acordo com o boletim divulgado nesta segunda-feira (27), mais 336 casos da doença foram confirmados no Estado. Com isso, Mato Grosso do Sul acumula 372.660 contaminações desde o início da pandemia e 9.544 óbitos.
Permanecem sem encerramento nos sistemas pelos municípios, 555 casos.
Em live, o secretário Geraldo Resende (Saúde) contou que a taxa de contágio está em 0,80, o que significa uma situação de estabilidade, em que um grupo de 100 pessoas contaminadas transmite o vírus para outras 80.
Vacinação
Considerando a população com esquema vacinal completo, Mato Grosso do Sul mantém a liderança nacional. Entre a população com 18 anos ou mais e os grupos prioritários, 74,76% dos sul-mato-grossenses já receberam a segunda dose ou a dose única e 94,40% já tomaram pelo menos uma vacina.
Entre a população geral, 76,20% dos sul-mato-grossenses tomaram pelo menos uma dose do imunizante e 56,26% completaram o esquema de vacinação com duas doses ou a dose única.
Geraldo Resende destacou a necessidade das pessoas continuarem se vacinando. Ele afirmou ainda que a adesão dos adolescentes à campanha de vacinação está baixa e que todos com 12 anos ou mais devem ser imunizados.
Confira o boletim epidemiológico aqui.
Paulo Fernandes, Subcom
Foto: Arquivo