Campo Grande (MS) – O MS no Campo desta semana destaca ainda alternativas e tecnologias apresentadas durante a Tecnofam 2018 – Conhecimentos e Tecnologia para a Agricultura Familiar. O cultivo do maracujá doce de forma consorciada foi umas dessas alternativas. O pesquisador da Embrapa Cerrado, Fábio Faleiros explica porque o cultivo desta fruta pode se tornar um atrativo bastante rentável para os agricultores familiares.
A meliponicultura – que é a criação de abelhas sem ferrão também foi destaque na Feira. O MS no Campo conversou com a zootecnista da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Jovelina Maria de Oliveira, traz detalhes sobre a cultura e ainda evidencia a importância da criação de abelhas nativas.
O MS no Campo traz também todas as informações sobre a renovação do Programa de Responsabilidade Social – Agrinho 2018. O tema escolhido para este ano é “Produzindo água no campo: o Agro preservando o maior bem da Terra”. O governador Reinaldo Azambuja, que assinou o convênio para realização do Programa, falou sobre a importância de se desenvolver o tema com os alunos.
E ainda tem notícia sobre os resultados da reunião da Comissão Sul-Americana para a Luta contra a Febre Aftosa (Cosalfa), em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. O diretor presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Luciano Chiochetta, participou do evento e segundo ele um dos principais assuntos discutidos foi o último foco de febre aftosa descoberto em abril deste ano na Colômbia.
A “Dica de Segurança no Campo” é com a delegada Sidneia Tobias. E o programa ainda traz a “Agenda Rural” com informações sobre os principais eventos que movimentam o setor agropecuário no Estado e no País.
Semanalmente distribuído para aproximadamente cem emissoras de rádio parceiras, com alcance nos 79 municípios por meio de frequência AM e FM, o programa ainda é disponibilizado para download no portal oficial do Governo de Mato Grosso do Sul, o Portal MS. As emissoras têm a possibilidade de veicular o programa no horário desejado, de acordo com pesquisas locais de audiência do público-alvo do produto.
A produção, reportagem e apresentação é da jornalista Katiuscia Fernandes, com edição de Fernando Blank, e conta com apoio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), ambas ligadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). Ouça agora.
Katiuscia Fernandes – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)
Foto: Embrapa