Nesta quarta-feira (23) as condições seguem bastante características do verão, com sol brilhando forte entre poucas nuvens ao longo de todo dia, e chance de pancadas fracas e isoladas de chuva em algumas regiões de Mato Grosso do Sul.
O Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima explica que o tempo quente e seco é consequência de um sistema de alta pressão em médios e altos níveis, que funciona como uma tampa e dificulta a formação de nuvens em grande parte do Estado.
Porém, pancadas de chuva e tempestades isoladas ainda podem ocorrer devido ao aquecimento diurno. A parte norte do Estado pode registrar tempo abafado e tempestades acompanhadas de raios, em consequência da atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Nesta quarta as temperaturas tendem a registrar mínimas entre 21°C a 24°C e máximas entre 30°C a 37°C no Estado. Com as temperaturas elevadas e o tempo fica bastante abafado durante a tarde, e os níveis de umidade relativa do ar tendem a ficar entre 50-30%.
De acordo com a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes, a manutenção do sistema de alta pressão atmosférica vai manter os dias quentes e secos em praticamente todo o Estado nos próximos dias. “Destaque para quinta-feira (24) em que a massa de ar quente e seco ganha força sobre o centro sul do Brasil e novamente são esperadas altas temperaturas do ar com máximas em torno de 35-37°C para as regiões pantaneira e sudoeste”.
Mireli Obando, Subcom
Foto: Chico Ribeiro