Para fortalecer a produção de comunidades indígenas, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) distribuiu mais 100 toneladas de calcário para as aldeias Lagoinha, Córrego do Meio, 10 de Maio e Tereré. A distribuição aconteceu nas futuras instalações do Frigorífico Piana, em Sidrolândia, de propriedade do senhor Vanderlei Marcos Piana.
Essa é mais uma das ações do Programa de Apoio às Comunidades Indígenas de MS (Proacin), visando a melhoria na qualidade do solo em 210 hectares de área de plantio nas aldeias mencionadas.
Para o cacique Messias Sol Dias, da aldeia Córrego do Meio, o calcário irá contribuir com a correção do solo e impactar na produção local. “Esperamos um aumento na produtividade, já que parte da nossa sobrevivência é gerada pela agricultura”, explicou. A comunidade indígena possui atualmente 260 famílias com aproximadamente 800 pessoas.
O cacique Jesiel Gabriel, da aldeia Lagoinha, também comemorou a chegada do calcário. “Será muito benéfico para a nossa comunidade porque iremos corrigir o solo das áreas das nossas produções”, destacou.
Produtor na aldeia 10 de Maio, Mário Alves Custódio contou que o fertilizante irá possibilitar o preparo devido do solo para o cultivo agrícola. “A gente precisa fazer a correção do solo para produzir bem e colher bem, incentivando a gente produzir cada vez mais”, pontuou.
Estiveram presentes na entrega o diretor-presidente André Nogueira Borges; o diretor executivo Fernando Nascimento; Josimar Gabriel Clementino, diretor-presidente da Fundação Municipal Indígena; Caroline Pereira Vieira, coordenadora municipal da Agraer em Sidrolândia; Ivan de Oliveira Santos, gestor de desenvolvimento rural, demais membros da equipe da Agraer, as lideranças indígenas, representantes das comunidades e autoridades locais.
Ao todo, serão entregues 511 toneladas de calcário divididas entre as aldeias da região.
Texto e vídeo: Igor Moura, Assessoria de Comunicação Agraer
Fotos: Igor Moura, Assessoria de Comunicação Agraer e Escritório da Agraer de Sidrolândia