No último dia 23 de fevereiro, a Semagro, representada pelo seu titular Jaime Verruck recebeu o Superintendente da CEF/MS, em exercício, Márcio Nunes Fonseca que apresentou as estratégias do Banco para operacionalizar o crédito rural no Estado e, para tal, conta com o firmamento de um convênio para chegar à agricultura familiar, no MS.
A expectativa é que, nesse mês de março, o acordo seja selado com o Governo do Estado, por intermédio da Semagro/Agraer.
“Consideramos extremamente positivo ter mais um agente financeiro e do porte da Caixa atuando diretamente no agronegócio. A partir da assinatura do convênio, os técnicos passarão por uma capacitação e estarão prontos ajudar os agricultores nessa tarefa”, disse o Secretário.
Pronaf
O Pronaf tem linhas de crédito para quase a totalidade das atividades desenvolvidas no meio rural, com juros reduzidos que vão de 2,75% a 04% ao ano, carências para início do pagamento e cobertura de até R$ 250 mil por produtor. O Banco do Brasil e o Sidredi já operam esse Programa/Linha.
Agraer
“A Agraer está à disposição para colaborar e receber orientações da CEF para levarmos aos agricultores familiares de MS, pois será mais uma alternativa de oferta de Crédito do Pronaf, instrumento importante para o desenvolvimento sustentável das atividades empreendidas por essas famílias”, comentou o Diretor-Presidente André Nogueira.
A Agraer foi representada nessa reunião pelo Gerente de Desenvolvimento Agrário Araquem Midon também participaram da reunião, o Superintendente da Semagro, Rogério Beretta e o responsável pela área de Agronegócio da CEF em Mato Grosso do Sul, Carlos Keller.
Texto: Fernando Nascimento
Fotos: Divulgação