Campo Grande (MS) – O presidente da Associação dos Produtores da Tradicional Linguiça de Maracaju (APTRALMAR), Gilson Marcondes, recebeu nesta quinta-feira (31) a confirmação por parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior sobre o pedido de Registro de Indicação Geográfica (IG) para a tradicional ‘Linguiça de Maracaju’.
O certificado de concessão do registro, de responsabilidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), será entregue em Brasília, no próximo dia 5 (terça-feira), por volta das 9h, quando será realizada na Sede do Sebrae Nacional, a abertura de um encontro promovido pelo Ministério da Agricultura para intercambio de experiências e conhecimento técnico sobre o registro e controle das indicações geográficas na Espanha e União Européia.
Conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o registro de Indicação Geográfica (IG) atribuirá à linguiça de Maracaju, reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de distingui-la de produtos similares disponíveis no mercado.
Segundo Gilson, as etapas que antecederam a concessão do registro tiveram apoio do Ministério da Agricultura, através do Fiscal Federal Agropecuário, Márcio Menegazzo, do Governo do Estado através das Secretarias: de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei); Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), e de Governo e Gestão Estratégica (Segov); da Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria de Desenvolvimento, do Sebrae e ainda do Professor Aparecido José Damasceno.
Além da apresentação de farta documentação, a constatação de que a iguaria apresentava qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação e clima também foram levadas em consideração para a conquista do certificado.
Classificado na modalidade de ‘indicação de procedência’ (IP), a concessão desse tipo de certificado também passa pelo Ministério da Agricultura, que oferece suporte técnico ao processo de obtenção de registro de IG através da Coordenação de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários (CIG), do Departamento de Propriedade Intelectual e Tecnologia da Agropecuária (DEPTA), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC).
Na comitiva, junto de Gilson, estarão Gerson Marcondes (fundador da associação), Secretário de Estado Athayde Nery (Sectei), Bruno Marcondes (Governo do Estado), Marcos Eduardo Lopes de Souza (vice presidente da Associação), Adão Correa (Tesoureiro), Ana Carla de Assis Ferreira Ortiz (Secretaria) e o Professor Aparecido José Damasceno.
Além de participarem do ato de entrega do Certificado a comitiva deve visitar parlamentares do Estado, no Congresso Nacional, antes de retornarem para a capital no final da tarde, naquele mesmo dia.
Kelly Ventorim – Assessora de Imprensa da Sepaf