Campo Grande (MS) – Na tarde da última quarta-feira (2), o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, recebeu em seu gabinete, a subsecretária de Políticas Indígenas da Sedhast, (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho) Silvana Terena acompanhada de sua comitiva. Além de assessores diretos do deputado estadual Zeca do PT.
O grupo compareceu a Agência a fim de tratar sobre o andamento de dois projetos que beneficiarão a população indígena do Estado: o Programa de Apoio as Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (PROACIN) e um outro trabalho para recuperação ou manutenção de tratores cedidos pelo governo Estadual à aldeias.
“A reunião foi para formatar os projetos que estão em fase final. Assim que tudo estiver ajustado, o passo seguinte será a execução dos trabalhos. Queremos estimular a agricultura familiar nas comunidades indígenas”, explicou o diretor-presidente Enelvo Felini.
Com o Proacin, a estimativa é de 12 mil famílias se beneficiem com a entrega de sementes de milho e de feijão para plantio e combustível para as máquinas agrícolas. O programa é coordenado pela Agência em parceria com a Sedhast.
Já o outro projeto em tramitação prevê a conservação de cerca de 60 tratores. O trabalho é fruto de uma parceria firmada entre o governo do Estado, por meio da Agraer, e a Assembleia Legislativa, via deputado Zeca do PT.
Estiveram presentes na reunião Sidney Albuquerque, Benilda Virgilio, e Danilo Luiz, ambos assessores da subsecretária da Sedhast, Silvana Terena, e os assessores do parlamentar Zeca do PT, Rosemilton Oliveira, Gil Lima e Dionedison Cândido. O diretor-executivo da Agraer, José Alexandre Trannin, também participou das discussões.