Já está funcionando em Ladário, a Agraer- (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural). A unidade foi inaugurada na manhã desta terça-feira, 10 de maio, e a cerimônia contou com a presença do diretor-presidente da Agraer Enelvo Felini, do Prefeito José Antonio Assad, os vereadores Pastor Ironil, Oswalmir Nunes (Baguá), Antônio Bandeira e Paulo Henrique Chaves, e da diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Ligia Lopes Teixeira, além de autoridades da região, bem como os assentados do Projeto de Assentamento 72 e da Apa Baía Negra.
Para o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Enelvo Felini, além de parabenizar a parceria entre Estado e Município foi além, afirmou que com a chegada da Agraer, está se plantando em Ladário, uma “semente muito fértil”.
“Vamos colher os frutos ainda este ano. Nós estamos satisfeitos com a parceria, onde o prefeito e toda a sua equipe nos deu total apoio e condições de trabalho, já neste primeiro dia. Estamos aqui para desenvolver a agricultura familiar de Ladário, é pra isso que trabalhamos”, mencionou Enelvo.
Em Ladário, a Agraer terá o papel de promover a qualidade de vida da população, com desenvolvimento sustentável no campo, por meio da pesquisa, assistência técnica e da regularidade fundiária e do abastecimento, promovendo o desenvolvimento do agricultor familiar. Para isso, estarão disponíveis para a população uma engenheiro agrônomo e um técnico agrícola, que terão a tarefa de difundir orientações aos produtores rurais da cidade.
Entusiasmada, a assentada Ludevinda Neri de Moraes, comemorou mais uma conquista e parabenizou o município pelo esforço em trazer a Agência para perto deles, já que agora poderão contar com o apoio técnico dos profissionais.
“Com a Agraer aqui, teremos mais comodidade e também facilidade em apostar em novas ideias e também conquistas. Além disso, representa mais uma vitória, já que o prefeito não mede esforços para ajudar a nossa gente. Faço plantio de hortaliças para vender e ajudar na renda da família, com certeza vou aproveitar ao máximo as orientações”, afirmou Ludevinda que ainda ressaltou sobre gastos extras que ela tinha que ter ao se deslocar de Ladário até Corumbá, onde antes, havia uma unidade mais próxima, “mesmo indo até lá, às vezes, por burocracia, não éramos atendidos, o que dificultava a nossa vida”, lembrou.
Conforme o Chefe do Executivo ladarense, a Agraer, que funcionará, na sede da Fundação de Meio Ambiente, representa um importante avanço para o município, não só para quem vive na cidade, como principalmente para os produtores rurais existentes em Ladário.
“A unidade é muito importante e bem vinda aqui. Dentro do nosso município, vai potencializar todos os fatores da produção rural, de alimento para os ladarenses. Nós temos aqui, uma demanda muito grande que é promovida pela Marinha, através da Agricultura Familiar, com a compra de produtos dos nossos assentados, Merenda Escolar nas instituições do nosso município, pela Universidade Federal, que tem um programa de absorção de produção orgânica com nossos produtores. Por tudo isso, é que necessitamos dos trabalhos da Agraer, para que haja cada vez mais qualidade de vida para todos nós”, disse José Antonio.
O escritório está localizado na Rua Almirante Barroso, Centro, e funcionará em horário comercial, das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. Além do espaço, mobiliário de escritório e equipamentos de informática, a direção da Agraer, com o apoio da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural viabilizará maiores atendimentos por toda Ladário.
“Estamos contentes e realizados, pois lutamos muito para que isso fosse realidade em nossa cidade. Agora com apoio que já realizávamos com os nossos produtores rurais, através da nossa equipe da Fundação de Meio Ambiente de Desenvolvimento Rural , os trabalhos em conjunto serão muito mais eficazes, com os nossos pequenos produtores rurais que só tem a ganhar a partir de hoje”, comentou a diretora-presidente da Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Ligia Lopes Teixeira.