Investimento em pastagem fez produção leiteira subir 33% em plena estiagem em Miranda

Categoria: Geral | Publicado: quarta-feira, agosto 16, 2023 as 17:25 | Voltar

Na propriedade do agricultor familiar Renato Echeto da Silva, o tempo em que a seca trazia incertezas na produção leiteira ficou definitivamente para trás. Depois de investir em pastagem de qualidade e utilizar o processo de silagem para estocar alimento, o volume das ordenhas subiu 33% em plena estiagem, chegando a 12 litros diários.

Durante as chuvas, o aumento registrado foi de 25%, saltando de 12 para 15 litros no plantel que atualmente conta com 17 vacas da raça girolando. Além disso, a estratégia reduziu o uso de concentrados para alimentação dos animais, revertendo esses custos diretamente para o bolso dos produtores.

Renato é dono da Estância Nicoly, que fica no assentamento Bandeirante, em Miranda. O local recebe assistência técnica do escritório local da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), mais precisamente da engenheira agrônoma Lidiane Vieira da Silva.

“Dos 20 hectares existentes no local, um e meio foram destinados ao plantio do BRS Capiaçu. O agricultor familiar recebeu orientações desde o preparo da área, passando pela análise química do solo para que fossem realizadas as correções necessárias até chegar no processo de ensilagem”, explica a servidora.

A estância atualmente colhe 90 toneladas de matéria verde com o capim por corte. Parte do material é fornecido diretamente no cocho e o restante passa por um processo de armazenamento para que não perca as propriedades nutricionais e possa ser oferecido na escassez.

“Nos períodos mais secos do ano, o pasto torna-se deficiente por perder seu valor nutritivo e aumentar os níveis de fibras detergentes neutras, o que reduz seu consumo em percentagem de peso vivo pelos animais. Com a economia no uso de produtos concentrados e aumento da produção, a atividade leiteira se torna menos onerosa economicamente, melhorando a qualidade de vida da família no campo”, completa a agrônoma.

A Agraer fornece assistência técnica gratuita em Mato Grosso do Sul, não apenas voltada à produção, mas também na regularização da documentação e até na obtenção de benefícios, como aposentadoria por idade rural. Além disso, também favorece o acesso às políticas públicas, como o Pro Fertiliza, que concede frete grátis de calcário. Para ter acesso, basta procurar um dos escritórios localizados em todos os municípios.

 

Texto: Ricardo Ricardo Jr. – Comunicação da Agraer com informações de Lidiane Vieira da Silva do escritório da Agraer em Miranda

Fotos: Escritório da Agraer em Miranda

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.