Por meio da união de esforços entre a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Coordenadoria de Agricultura Familiar de Nova Alvorada do Sul, 166 famílias dos Assentamentos Pam, Ranildo da Silva, Santa Luzia, Sucesso e Volta Redonda receberam os títulos definitivos de domínio de suas terras neste mês de junho. Segundo o Incra, a reforma agrária em Mato Grosso do Sul está avançando e em três anos já houve a emissão de 2.117 títulos em todo o Estado.
No dia 24 de junho, foram entregues 50 títulos definitivos para beneficiários do assentamento Pam, 63 para o Volta Redonda, 24 para o Sucesso, 17 para o Ranildo da Silva e 12 para o Santa Luzia. De acordo com o Superintendente do Incra em MS, Humberto César Mota Maciel, a regularização das terras ainda não atingiu a totalidade dos assentados, mas o objetivo é conceder o documento de posse definitiva a todas as famílias que residem nesses locais. “Ninguém vai ficar sem atendimento, nós estamos dando andamento aos trabalhos de regularização junto à sala da cidadania, prefeitura e a Agraer para trazer esses títulos”.
O diretor-presidente em exercício da Agraer, Fernando Nascimento, acompanhou a cerimônia de entrega e discursou em favor da agricultura familiar: “É uma alegria ver essa conquista de vocês hoje. É uma coisa concreta, não é promessa, não é conversa, é documento. Documento com papel timbrado da Casa da Moeda, é um documento legítimo que vocês têm direito. Isso realmente nos emociona. Essa responsabilidade maior é do Ministério da Agricultura e do Incra, mas a Agraer está presente colaborando e aproveita essa oportunidade para agradecer a equipe que se dedica para que vocês consigam ter esse documento em mãos. Aonde houver agricultura familiar a Agraer estará presente”.
A entrega dos títulos contou com a presença do Presidente do Incra, Geraldo Mello Filho, da ex-ministra e Deputada Federal Tereza Cristina, do Superintendente do Incra em MS, Humberto Mota Maciel, do Prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari, e de outras autoridades regionais e nacionais, além dos assentados e suas famílias.
O evento foi realizado na Escola Rosalvo da Rocha Rodrigues – Núcleo Social do Assentamento Pam – em Nova Alvorada do Sul.
Texto e fotos: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer