Campo Grande (MS) – Foi realizado, na última sexta-feira (7), o I Encontro Regional de Piscicultura de Nova Alvorada do Sul com o propósito de alavancar a produtividade no setor. O diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, prestigiou o evento.
Com o tema “Inclusão e Reorganização da Piscicultura no Município de Nova Alvorada do Sul”, o encontro reuniu diversas pessoas interessadas em conhecer e buscar mais experiências no setor.
A palestra foi ministrada pelo superintendente da Pesca e Apicultura, César Moura, que abordou o fortalecimento da produção de piscicultura no Estado. “O Mato Grosso do Sul produziu aproximadamente 10 mil toneladas de peixes em 2016 e, hoje, ocupa apenas a nona colocação no ranking dos maiores produtores de peixe do País. O nosso vizinho, o estado de Mato Grosso, é o maior produtor de peixe com uma produção de aproximadamente 75 mil toneladas de peixes”, afirmou.
O evento teve como propositor o vereador Manoel Rocha através da Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul e contou com o apoio da Prefeitura, a Agraer, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (Sedema), o Sindicato Rural de Nova Alvorada do Sul e o Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. “Com as novas ações e investimentos no setor, o estado vai passar de 10 mil toneladas para uma produção anual de 112 mil toneladas de peixes, se tornando o maior produtor de peixe do País”, disse o superintendente.
Esteve participando do evento o prefeito de Nova Alvorada do Sul, Arlei Barbosa, o presidente da Câmara Edir Mesquita, os vereadores Israel Leiteiro, Nélio Justen, a presidente do Sindicato Rural Nova Alvorada do Sul, Telma Menezes, o delegado Federal de Desenvolvimento Agrário, Dorival Betini, e o secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento, Otaniel Xavier.