No lançamento da edição deste ano, Fátima Azambuja agradeceu a participação dos servidores e das entidades que contribuíram nas edições anteriores e pediu o empenho para que a iniciativa seja compartilhada pelo maior número de pessoas. “Nós estamos muitos felizes de ter junto conosco todos esses parceiros que fazem com que a cada ano a nossa campanha seja um sucesso. Queremos que, neste ano, cada servidor ajude a divulgar para que a informação possa chegar ao maior número de pessoas. Quanto mais pessoas se empenharem, mais crianças serão atendidas e felizes neste Natal”, destacou a primeira-dama, madrinha da Campanha.
O secretário da SAD, Carlos Alberto de Assis, destacou o empenho da gestão estadual no desenvolvimento de uma política voltada a todas as necessidades dos sul-mato-grossenses. “Esse Governo tem cumprido com todas as suas obrigações e nós nunca temos deixado de voltar os olhos para o social”, ressaltou.
Carlos Alberto lembrou da crescente arrecadação na campanha e contou que a expectativa deste ano é superar os números de 2016 chegando a 8,5 mil brinquedos. “A campanha é aberta à população e qualquer pessoa de bom coração que gosta de ver uma criança feliz pode doar um brinquedo, será bem-vindo e se juntará às nossas doações”, convidou.
Representando a Assembleia Legislativa – parceira na arrecadação – o deputado estadual Onevan de Matos falou sobre a importância das doações para as famílias que não têm a oportunidade de presentear os filhos no Natal. “São ações importantíssimas que buscam dar um momento de felicidade e de alegria às pessoas”, disse.
Presidente da União Municipal das Associações de Moradores de Campo Grande, José Gondim reforçou a importância das campanhas de arrecadação de donativos para famílias carentes. “Muitas vezes é o único presente que as crianças ganham no final de ano”, lembrou. Integrante do Rotary Clube e representando entidades parcerias, Gelásio Roque Lane, falou da importância do empenho da sociedade civil organizada na campanha que tem como objetivo “fazer uma criança sorrir”.
Estiveram também presentes no evento o deputado estadual Felipe Orro; os secretários estaduais de Cultura e Cidadania, Athayde Nery; e de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta; o secretário-adjunto da SAD, Édio Viegas; os diretores-presidentes do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial em MS (Inmetro), Nilton Rodrigues; da Fundação Estadual Jornalista Carlos Chagas de Rádio e TV Educativa de MS (Fertel), Bosco Martins; e da Fundação de Desporto e Lazer de MS (Fundesporte), Marcelo Miranda; Angela Rosseti Chamorro Belli, representando a Defensoria Pública do Estado, dentre outras autoridades e representantes de órgãos públicos e da sociedade civil.
Caixas para coleta dos brinquedos estão sendo disponibilizadas em todos os órgãos públicos estaduais. São aceitas doações de brinquedos novos ou usados que estejam em bom estado de conservação. Apesar de direcionada aos servidores, a campanha é aberta a toda a sociedade que pode contribuir deixando suas doações nos pontos de coleta que ficarão disponíveis até o dia 5 de dezembro. Veja mais fotos.
Danúbia Burema – Subsecretaria de Comunicação (Subcom)