Aproximadamente 70 mil famílias que vivem da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul estão sendo beneficiadas com investimentos para impulsionar a produção. Na última semana, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), vinculada à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), destinou 335 itens – entre veículos e equipamentos para o trabalho em escritórios, maquinários e implementos agrícolas para 18 municípios do Estado. Outros R$ 35 milhões estão assegurados para atender as demandas da agricultura familiar ainda neste ano, provenientes de recursos do Governo de Mato Grosso do Sul e de emendas parlamentares das bancadas estadual e federal.
“Esses recursos irão contribuir muito para a produção dos agricultores familiares, gerando renda e dignidade para o homem do campo”, destacou o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman. A atividade beneficia tanto as famílias que dependem da renda da terra para o sustento quanto milhões brasileiros que consomem, diariamente, a produção da agricultura familiar.
Na última entrega, no dia 15 de junho, os 79 escritórios da Agraer receberam 274 equipamentos, como computadores, maquinários, tratores, carretas e estufas para realizarem o atendimento e corresponder às demandas do campo. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, destacou que esses investimentos auxiliam diretamente a atuação dos extensionistas no atendimento aos produtores da agricultura familiar em assentamentos, aldeias e propriedades da área rural. Estamos instrumentalizando nossa assistência técnica rural para garantir um trabalho cada vez mais eficiente na agricultura familiar. Este é um dos pilares da administração do governador Eduardo Riedel: ser mais inclusivo e melhorar a produção nas pequenas propriedades”, salientou.
Investimentos
Em Campo Grande, a Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) foi contemplada com uma carreta agrícola basculante. Em Sidrolândia, o Centro de Capacitação e Pesquisa Geraldo Garcia (Cepege) recebeu um caminhão baú carga seca. Os municípios de Juti, Caarapó, Batayporã, Corumbá, Dois Irmãos do Buriti, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Pedro Gomes, Ponta Porã, Rio Brilhante, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sidrolândia, Taquarussu e Três Lagoas foram contemplados com 59 implementos agrícolas, tais como carretas, caminhões, rotoencanteradores e plantadeiras para auxiliar na produção agrícola.
“Investir na modernização das estruturas que atendem o homem do campo é valorizar e oferecer condições para a melhoria da produção e da competitividade de assentamentos, comunidades indígenas e quilombolas”, ressaltou Washington Willeman.
Texto e fotos: Fládima Christofari, Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva