Campo Grande (MS) – O governador Reinaldo Azambuja entrega nesta sexta-feira (29), às 9h, escrituras públicas de terras a 172 famílias de agricultores familiares das Associações Querência I, II, II, IV, V, VI e VII. O repasse é viabilizado através do Programa Nacional Crédito Fundiário (PNCF), realizado, no Estado, por meio de parceria entre o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Através do Programa foi adquirida a fazenda Querência de 867 hectares, localizada aproximadamente a 355 Km da Capital. O valor pago foi da ordem de aproximadamente R$ 11 milhões, sendo que cada família ficará com lote individual com área de 5 hectares, incluindo a área de Reserva Legal, bem como as áreas de Preservação Permanente.
Ainda será liberado um recurso no valor de R$ 2,207 milhões para utilização em assistência técnica, construção de unidades habitacionais, perfuração de poço, implantação de rede de distribuição de água e projeto produtivo inicial.
O projeto foi apresentado pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais do município de Amambai/MS, através da União Geral dos Trabalhadores (UGT) e prevê cultivo de mandioca para venda in natura e fabricação de farinha, plantio de erva mate e pecuária de leite, perfuração de poço e rede de distribuição de água e conservação de solo e água.
Crédito Fundiário
O Programa Nacional de Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural.
Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos, ter acompanhamento técnico e o que mais for necessário para se desenvolver de forma independente e autônoma.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação da Agraer