Camapuã (MS) – A mecanização da atividade agrícola é um sonho de muitos agricultores familiares. Para viabilizar esse antigo desejo em Mato Grosso do Sul, otimizando o trabalho e fortalecendo o custo-benefício nos sítios, o governo do Estado por intermédio da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está entregando diversas patrulhas mecanizadas em prol da população rural. Nesta sexta-feira (19), foi a vez de entregar a chave de um maquinário em benefício da classe produtora de Camapuã.
O repasse de todo o equipamento foi feito na 39ª Exposição Agropecuária de Camapuã (Expocam). Orçada em R$ 142.500,00, a patrulha mecanizada é composta por um trator agrícola com potência de 85 cavalos, 4×4, grade aradora intermediária com 14 discos e uma grade niveladora de arrasto 36 discos, um rotoencanteirador e uma pá carregadeira traseira (concha).
“Nesse formato de patrulha mecanizada a gente consegue atender várias famílias ao mesmo tempo com uma única sete de máquinas. Isso é muito importante para que a gente dê esse primeiro passo para que eles mudem o seu sistema de produção”, frisou o superintendente da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Renato Roscoe.
Para o agricultor Djanir Lemes a patrulha não é apenas uma ferramenta de trabalho, mas uma aliada na qualidade de vida no campo. “A patrulha mecanizada de tudo ajuda um pouco. Para fazer o silo para tratar das vacas de leite, na lida do solo para plantar o milho e para plantar outras coisas como um arroz, um feijão. Para plantar na mão você fica o dia inteiro no sol. Agora, com a máquina não, você plantou e não vai ficar lá exposto ao sol” garantiu.
O conjunto de equipamentos foi adquirido através de uma emenda parlamentar do deputado federal, hoje, governador do Estado, Reinaldo Azambuja, e do ex-senador Ruben Figueiró. Com todo o montante foi possível a compra de 29 equipamentos via licitação.
Todo o investimento feito até o momento visa o fomento à agricultura familiar por meio da mecanização da atividade. “É o primeiro passo para que a gente posa melhorar a mecanização da agricultura familiar. A gente sabe que muitos agricultores familiares não têm acesso aos equipamentos. Essas primeira entrada de máquinas que fazem a abertura diária, renovação de pastagem, aplicação de calcário renovação das áreas, preparação para plantio, ou seja, são máquinas muito importantes para a agricultura familiar”, destacou o superintendente Renato Roscoe.
Além de Camapuã já foram repassadas outras treze patrulhas para os municípios: Guia Lopes da Laguna, Três Lagoas, Corumbá, Ladário, Glória de Dourados, Nioaque, Rio Brilhante, Maracaju e Rochedo, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Bodoquena e Dourados. “É desejo do nosso governador Reinaldo Azambuja que a Agraer fortaleça a agricultura familiar. O prefeito Delano Huber [Camapuã] já fez um choro e em breve virá para cá uma calcareadeira. Também devemos dar um auxílio para aquisição de resfriadores e uma máquina para fazer farinha. Todas as nossas ações é pensando em reduzir o número de importação de alimentos da Ceasa que está em torno de 80%”, pontuou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
A céu aberto, as autoridades fizeram a assinatura em cima do trator com a presença de agricultores do distrito de Camapuã, Pontinho do Cocho, região rural que irá se beneficiar com a entrega da patrulha mecanizada.
O termo de cessão de uso da patrulha foi assinado pelo prefeitura de Camapuã, Delano Huber, o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, e o superintendente da Semagro, Renato Roscoe, que na ocasião representou o Chefe do Executivo Estadual, Reinaldo Azambuja e o secretário Jaime Verruck.
Texto: Aline Lira/ Fotos: Néia Maceno – Assessoria de Comunicação da Agraer