O Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) entregou, nesta segunda-feira (27), 24 equipamentos agrícolas, entre carretas, calcareadeira, ensiladeira, plantadeira, pulverizador e tratores para comunidades e associações da agricultura familiar da capital. A ação aconteceu em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Grande.
O maquinário foi adquirido por R$ 1,5 milhão proveniente de emendas parlamentares da bancada sul-mato-grossense e da administração estadual. Os assentamentos contemplados foram Gameleira, Nova Era, Três Corações, Projeto Horta da UFMS, Associação Três Barras, Cinturão Verde e Comunidade Quilombola Buriti.

Francisca Josefa, produtora rural do assentamento Três Corações
Para a produtora rural Francisca Josefa, do assentamento Três Corações, a chegada dos equipamentos representa um momento de muita alegria para a comunidade. “Quero agradecer aos deputados federais, ao Governo do Estado e à Prefeitura que juntos se empenham a nos ajudar, esses equipamentos irão contribuir com o aumento da nossa produção”, disse ela.

João Francisco Bareika Landim, presidente da Associação Três Barras
O presidente da Associação Três Barras, João Francisco Bareika Landim ressaltou a importância dos novos maquinários em prol da atividade produtiva desenvolvida pelas famílias da comunidade. “Com esses equipamentos vamos continuar investindo na produção de fruticultura”, afirmou. Na região, existem plantações de abacaxi, goiaba, limão, abacate, manga e laranja lima.
A solenidade de entrega contou com a participação do diretor-presidente em exercício da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, que frisou o trabalho integrado do Governo do Estado com as prefeituras para atender às demandas dos produtores rurais. “Atuamos para apoiar e estruturar a agricultura familiar em todos os municípios do estado, já entregamos 1400 equipamentos e até o final do ano queremos alcançar a marca de 2000 implementos entregues para as comunidades”, pontuou o diretor durante o seu discurso.
“É um momento de muita alegria para todos nós, pois as comunidades que trabalham com agricultura familiar ganham mais condições de continuar desenvolvendo suas atividades”, enfatizou Adelaido Vila, secretário da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro).
Também estiveram presentes na cerimônia a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes; os deputados federais Luiz Ovando e Vander Loubet; os vereadores Ayrton Araújo, Edu Miranda e Sandro Benites; o deputado estadual Lídio Lopes; além de servidores da Agraer e secretários municipais.
Texto e fotos: Igor Moura – Assessoria de Comunicação da Agraer