Governo do Estado começa a discutir Programa de Agroindústria Familiar para Mato Grosso do Sul

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, setembro 22, 2015 as 18:15 | Voltar

Campo Grande (MS) – Uma reunião na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), na sexta-feira (18), colocou em pauta temas que cercam a proposta de um Programa de Agroindústria Familiar que o Governo do Estado pretende formatar através da Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar e suporte de suas vinculadas Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer).

Na pauta de trabalho, que reuniu ainda representantes dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Pesca (MPA) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estiveram os programas de assistência técnica e extensão rural. O representante do MDA apresentou as formas de contratação dos serviços e mensurou o número de produtores atendidos e ainda divulgou as novas chamadas que serão abertas para atendimento de quilombolas e indígenas.

Foram discutidos ainda os serviços de inspeção – SIM, Suasa E Sisbi – fundamentais, segundo o Superintendente de Pecuária da Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar, Edwin Baur, para a implantação do Programa, e ainda as formas de aprimoramento desse trabalho.

Buscando dar mais eficiência ao trabalho já realizado pelos Governos e que envolvem a aquisição de produtos da agricultura familiar para programas sociais, o grupo ainda conversou sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, seus recursos e, formas de controle e gestão.

Reuniões internas na Secretaria devem alinhar os temas para um próximo encontro do grupo que deve ocorrer na primeira quinzena de novembro.

Kelly Ventorim – Assessoria de Comunicação da Sepaf

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.