Campo Grande (MS) – Em sexto dia de funcionamento, na Expogrande, o gabinete Itinerante do governo do Estado reacende sonho antigo de 140 famílias agrícolas, do assentamento Eldorado Parte II, em ter, na comunidade, a própria patrulha mecanizada. “A Agraer está comprando algumas patrulhas e a gente vai começar a entregar, como é o caso do equipamento que será direcionado a Associação Cruzeiro do Sul, do Eldorado Parte II”, garantiu Azambuja.
A informação sobre o repasse do equipamento foi feita, nesta terça-feira (12), durante o encontro realizado, nas dependências do stand, entre o Chefe do Executivo Estadual, Reinaldo Azambuja, com o pequeno produtor rural e presidente da Associação Cruzeiro do Sul, João Belarmino, acompanhado da sua esposa Lourdes Farias.
Há anos, dezenas de famílias que residem no assentamento, situado no município de Sidrolândia, tem o antigo sonho de ver em suas terras um equipamento como esse, informou o agricultor Belarmino. “A patrulha é uma conquista merecida para nós do Eldorado. Há tempos que a gente vem lutando por isso, e conseguimos, agora, com a atenção do governador Reinaldo Azambuja e do senhor Enelvo Felini [diretor-presidente da Agraer]”.
Com sorriso no rosto, a companheira de jornada do senhor Belarmino, a produtora rural Lourdes Farias, afirmou que o equipamento chegou em boa hora. “O trator vai nos ajudar a desenvolver e a preparar a terra para o plantio. Um desse custa cerca de R$ 270 mil. Para a gente comprar não tem como, mas com esse apoio do governo do Estado serão 140 famílias ajudadas, famílias que terão uma ferramenta a mais para cuidar da lavoura”.
E do que depender do engajamento do poder público estadual outras ações devem ser feitas em benefício da agricultura familiar. “A Agraer deve investir, até o final deste ano, de 10 a 15 milhões de reais em equipamentos e construções para atender o homem do campo. Não devemos suprir a necessidade de todos, pois a demanda é grande. Mas, com certeza, vamos reduzir a demanda”, disse Felini.
De acordo com o dirigente da Agraer, os recursos serão aplicados com base nas análises do governo do Estado. “O governador Azambuja assumiu o compromisso com a bancada federal de Mato Grosso do Sul de que a cada valor confirmado, em emenda parlamentar, o mesmo valor será repassado pelo Estado junto às emendas. Parte de nossos investimentos vem daí e colocamos esses recursos a favor da sociedade através de nossas ações”, explicou o dirigente da Agraer.
A reunião com os pequenos produtores rurais do Eldorado Parte II contou com a presença do prefeito de Sidrolândia, Ari Basso, o secretário de Governo de Sidrolândia, Daniel Alves, o secretário de Estado da Casa Civil, Sérgio de Paula e a vereadora Vilma Felini.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer/ Fotos: Dunga